Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Mais postos de abandono de bebés são criados na China

O Governo chinês anunciou, no passado fim de semana, a criação de mais 25 postos de abandono de bebés, estruturas criadas para os pais deixarem em segurança os filhos que não desejam acolher.

Mais postos de abandono de bebés são criados na China
Notícias ao Minuto

15:10 - 18/02/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Governo

Desde a criação do primeiro posto de abandono de bebés, na província de Hebei, a China viu ‘nascer’ mais de duas dezenas destas estruturas, criadas para receber filhos que não são desejados pelos pais.

De acordo com a BBC, no último fim de semana, o Governo anunciou a criação de mais 25 infraestruturas, que ao longo dos anos têm garantido a sobrevivência de centenas de crianças. Só nas primeiras duas semanas após a sua criação, o centro de Guangzhou recebeu 79 bebés.

Num país onde o abandono de crianças é ilegal, estas estruturas funcionam de uma forma simples, o que tem suscitado várias críticas. Todos os postos estão equipados com uma incubadora, onde o bebé é ‘abandonado’, muitas vezes com dinheiro, roupa, recados e um relatório médico. Ao lado, existe um alarme, acionado quando uma criança é deixada. Só passados alguns minutos é que chega alguém responsável por acolher o bebé, mantendo assim o anonimato dos pais.

Apesar de todas as reações negativas, os postos de abandono têm permitido a muitos bebés sobreviver, sendo que todos os anos são abandonadas 10 mil crianças na China, das quais apenas um terço conseguiam sobreviver.

"As leis enfatizam a prevenção, enquanto as incubadoras de bebés se focam no resgate quando as leis são quebradas", afirmou o diretor do Centro Chinês para o Bem-Estar e Adoção das Crianças, Xinhua Li Bo, à BBC.

A política do filho único pode estar na origem de muitos destes abandonos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório