Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

ONG acusada de desviar milhões em dinheiro público na Grécia

As autoridades gregas anunciaram hoje a descoberta de "um dos mais importantes casos de desvio de dinheiro público" do país, imputado a uma ONG especializada em ações de desminagem e que se apropriou de nove milhões de euros.

ONG acusada de desviar milhões em dinheiro público na Grécia
Notícias ao Minuto

16:39 - 17/02/14 por Lusa

Mundo Desminagem

O presidente da Organização não-governamental (ONG) International Mine Iniciative (IMI) foi indiciado na sexta-feira e colocado em detenção provisória. O inquérito judicial é dirigido a mais sete suspeitos, incluindo "três diplomatas em funções", indica um comunicado da polícia grega, que não fornece mais detalhes.

Segundo o comunicado, trata-se "de um dos casos mais importantes de desvio de dinheiro público em detrimento do Estado grego", e terá ocorrido durante a década de 2000, com a acusação a referir-se a branqueamento de dinheiro, falsas declarações ou desvio de fundos.

Parte das subvenções disponibilizadas pelos poderes públicos terá sido utilizada para financiar despesas pessoais dos responsáveis da ONG, que oficialmente promoveu programas de desminagem na Bósnia, Líbano e Iraque entre 2000 e 2004.

Nas últimas semanas foram denunciados pelas autoridades judiciais diversos casos de corrupção, após o governo ter anunciado a disposição de reforçar o combate à criminalidade financeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório