Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Terapia com 'melhor amigo do Homem' pode ser o melhor remédio

Terapia assistida com animais é um conceito novo que está cada vez mais presente nos escritórios de psicólogos por todo o mundo. Segundo a revista Time, o ‘melhor amigo do Homem’ pode ser considerado a solução para muitos dos problemas que afetam o dia-a-dia de cada pessoa.

Terapia com 'melhor amigo do Homem' pode ser o melhor remédio
Notícias ao Minuto

11:30 - 06/02/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Psicologia

O crescimento da terapia assistida por animais significa que o ‘melhor amigo do Homem’ pode, em breve, ser também o melhor remédio.

O conceito começou numa sessão de terapia para casais, no consultório da terapeuta Ellen Winston, em Lakewood, no Colorado, onde esteve presente uma ‘assistente especial’: a sua cadela Sacha.

O casal lidava com problemas comportamentais dos filhos e estava também a divorciar-se. Segundo a terapeuta, “as sessões não eram amigáveis, houve gritos, lágrimas, insultos e raiva das duas partes”. A terapia começou com Sasha sentada no sofá, entre o casal, que se sentava sempre separado, “cada um na sua ponta”.

Os gritos e os insultos assustavam a cadela, que obrigava os adultos a acalmarem-se através das suas reações, pelo que Winston começou a usar Sasha para outros casos. O casal apercebeu-se, então, de que os filhos podiam estar afetados pelas atitudes violentas dos próprios pais quando estavam juntos.

A revista Time avança que, hoje em dia, principalmente nos Estados Unidos, a terapia com a ajuda de animais já começou a ser usada não apenas em consultórios de psicologia mas também hospitais, prisões, centros de detenção juvenil, lares de idosos e mesmo escolas.

Ainda não há números oficiais sobre esta prática recente mas, segundo a Partners Pet, uma associação sem fins lucrativos que controla o uso dos animais nos Estados Unidos, afirmou que houve mais de um milhão de interações entre animais e pacientes, apenas no ano passado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório