Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

ONU pede ao Vaticano que leve religiosos pedófilos à Justiça

O Comité dos Direitos da Criança das Nações Unidas pediu hoje ao Vaticano que leve à Justiça todos os pedófilos que estão no seio da Igreja, criticando ainda a atitude de passividade da Santa Sé.

ONU pede ao Vaticano que leve religiosos pedófilos à Justiça
Notícias ao Minuto

12:24 - 05/02/14 por Lusa

Mundo Apelo

A organização pediu ao Vaticano para assumir as suas funções e revelar imediatamente "todas as pessoas suspeitas de abuso sexual e levar esses casos às autoridades judiciais competentes para investigação e julgamento".

O comité sublinhou no relatório, publicado hoje em Genebra, a "sua profunda preocupação quanto aos abusos sexuais de crianças por membros da Igreja Católica sob a autoridade da Santa Sé, com religiosos implicados em abusos de dezenas de milhares de crianças no mundo".

"O comité está profundamente preocupado pelo Vaticano não reconhecer a extensão dos crimes cometidos e não tomar as medidas necessárias para tratar de casos de abusos sexuais de crianças e proteger estas crianças, não aplicando políticas e práticas que levam ao julgamento e punição destes abusos.

O órgão da ONU aponta, nomeadamente, as transferências de paróquia em paróquia num mesmo país ou para um outro, para esconder estes crimes e ocultar os fatos às autoridades judiciárias.

"A prática de mobilidade dos abusadores permite a numerosos padres ficarem em contacto com as crianças e continuarem os abusos", afirmou o relatório.

O documento é resultado de um exame feito no mês passado pelo comité, - e que envolveu 18 especialistas independentes dos direitos humanos de diversos países -, sobre a posição destas questões do Vaticano, Estado com representação nas Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório