Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Prémio Norte-Sul distingue Aga Khan e médica libanesa

O prémio Norte-Sul de 2013 foi atribuído ao príncipe Aga Khan, à rede Aga Khan para o Desenvolvimento e à médica libanesa Suzanne Jabbour, anunciou hoje, em Lisboa, o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.

Prémio Norte-Sul distingue Aga Khan e médica libanesa
Notícias ao Minuto

14:49 - 31/01/14 por Lusa

Mundo 2013

A cerimónia de entrega vai decorrer em Lisboa, na Assembleia da República, no primeiro semestre deste ano.

O príncipe Aga Khan, líder espiritual dos ismaelitas, destaca-se pelas iniciativas a favor da paz e da promoção do desenvolvimento, realizadas através da Rede Aga Khan.

Esta rede integra várias instituições que trabalham para melhorar as condições de vida das populações de regiões mais desfavorecidas, tendo em vista um desenvolvimento sustentável e com especial incidência nas áreas da educação, saúde e economia, de acordo com o comunicado do Centro Norte-Sul.

A ação da médica libanesa Suzanne Jabbour incide na promoção dos Direitos Humanos e na luta contra a tortura em prisões e centros de detenção no Médio Oriente, África e América Latina.

Presidente do comité executivo do Conselho Internacional de Reabilitação das Vítimas de Tortura, Suzanne Jabbour é também vice-presidente do sub-comité da ONU para a Prevenção da Tortura e diretora da organização não-governamental "Restart" - Centro para a Reabilitação de Vítimas de Violência e Tortura, indica o comunicado.

O prémio Norte-Sul distingue duas personalidades, oriundas de cada uma das duas regiões, que se tenham destacado na defesa e promoção dos Direitos Humanos e da pluralidade democrática, e no reforço da solidariedade entre o Norte e o Sul.

O galardão é atribuído anualmente pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, com sede em Lisboa, desde 1995.

O Centro Norte-Sul promove a cidadania global, assente na defesa dos Direitos Humanos e na responsabilidade dos cidadãos, através do diálogo entre a Europa, o Sul do Mediterrâneo e África.

O prémio já foi atribuído, entre outros, ao ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, à política francesa Simone Veil, a rainha Raina da Jordânia, à primeira mulher presidente da Irlanda Mary Robinson, ao ex-chefe de Estado português Mário Soares, ao cantor irlandês Bob Geldof, ao ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, à moçambicana Graça Machel, e à jornalista tunisina Souhayr Belhassen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório