Um estudo liderado por médicos americanos mostrou que o chamado bom colesterol também tem um lado perigoso, podendo aumentar o risco de ataques cardíacos.
A lipoproteína de alta densidade (HDL na sigla em inglês), ou colesterol bom, normalmente ajuda a manter as artérias limpas e faz bem à saúde do coração, mas uma equipa de médicos da clínica de Cleveland, no Ohio, mostrou que o HDL pode se tornar anormal e entupir as artérias.
Os especialistas explicam, de acordo com a BBC Brasil, que "nas paredes das artérias, o HDL está a agir de forma bastante diferente da forma como age na circulação. Pode tornar-se disfuncional e contribuir para o desenvolvimento de doenças do coração."
Isso não significa, no entanto, que não devemos comer os alimentos considerados saudáveis, como abacate, azeite de oliva e óleos vegetais, indica a publicação.
"Hoje sabemos que diante de certas condições, o HDL pode tornar-se disfuncional e pode ajudar a entupir artérias. Este conhecimento pode permitir que cientistas monitorem a doença arterial coronária mais de perto ou até mesmo ataquem o colesterol ‘mau’ com medicamentos", referem os investigadores.
A lipoproteína de baixa densidade (LDL na sigla em inglês) é "ruim" porque é depositada nas paredes das artérias e causa a formação de placas duras que podem causar entupimentos, resultando em acidentes cárdeo vasculares (AVC) e infartos.