Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Jornais brasileiros que saíram do Google perderam até 5% de leitores na Internet

Os jornais brasileiros que retiraram as suas notícias do Google News tiveram uma redução até 5% no fluxo de suas páginas na Internet num ano, segundo a Associação Nacional de Jornais (ANJ) do Brasil.

Jornais brasileiros que saíram do Google perderam até 5% de leitores na Internet
Notícias ao Minuto

13:22 - 23/10/12 por Lusa

Mundo Media

O director-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, afirmou que a decisão de retirar as suas notícias do Google News foi tomada tendo em conta a defesa dos conteúdos e que a redução no fluxo dos seus sites é um “preço pequeno” a pagar.

"A nossa avaliação é de que é esse o preço pequeno que temos de pagar por uma decisão importante de defesa dos nossos conteúdos e parte do princípio de que eles deveriam ser remunerados por uma empresa que se utiliza deles e ganha dinheiro", disse Ricardo Pedreira à Lusa.

A entidade entende que, como o Google factura com publicidade, não é justo que os órgãos de comunicação social cedam gratuitamente as suas peças. De acordo com Pedreira, muitas vezes os leitores que procuravam as notícias pelo serviço de buscas não identificavam a empresa que a havia produzido.

A sugestão de saída do Google News partiu do Comité de Estratégias Digitais da associação no início do ano passado, mas a decisão de segui-la foi tomada pelos jornais, individualmente.

Actualmente, a maioria dos 154 associados à ANJ não possui trabalhos no serviço de buscas do Google, incluindo os maiores jornais brasileiros, segundo a entidade.

O tema voltou à imprensa internacional no último fim-de-semana, devido à discussão do tema entre representantes da ANJ e do Google num painel realizado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol), em São Paulo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório