Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2018
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 21º

Edição

Morreu o último sobrevivente de Auschwitz

O último sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, Antoni Dobrowolski, morreu no domingo, em Debon, no noroeste da Polónia, com 108 anos.

Morreu o último sobrevivente de Auschwitz

A informação da morte de Antoni Dobrowolski foi avançada pelo porta-voz do museu Auschwitz-Birkenau onde o polaco foi preso em 1942 por dar aulas de polaco clandestinamente. De acordo com a Associated Press, depois de a Alemanha invadir a Polónia, em 1939, foi proibido todo o tipo de aulas além da educação primária para que a cultura polaca não continuasse a ser difundida.

Posteriormente, Antoni Dobrowolski foi transferido para os campos de concentração de Gross-Rosen e de Sachsenhausen onde acabou por ser libertado em 1945 após a libertação pelo Exército Vermelho russo.

Estima-se que só no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau tenham morrido cerca de um milhão e meio de pessoas, entre as quais 70 mil intelectuais polacos e prisioneiros de guerra soviéticos e ainda um milhão de judeus e perto de 19 mil ciganos. Homossexuais, idosos e deficientes também não escaparam à fúria do regime nazi.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório