Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Morreu o último sobrevivente de Auschwitz

O último sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, Antoni Dobrowolski, morreu no domingo, em Debon, no noroeste da Polónia, com 108 anos.

Morreu o último sobrevivente de Auschwitz
Notícias ao Minuto

17:27 - 22/10/12 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Polónia

A informação da morte de Antoni Dobrowolski foi avançada pelo porta-voz do museu Auschwitz-Birkenau onde o polaco foi preso em 1942 por dar aulas de polaco clandestinamente. De acordo com a Associated Press, depois de a Alemanha invadir a Polónia, em 1939, foi proibido todo o tipo de aulas além da educação primária para que a cultura polaca não continuasse a ser difundida.

Posteriormente, Antoni Dobrowolski foi transferido para os campos de concentração de Gross-Rosen e de Sachsenhausen onde acabou por ser libertado em 1945 após a libertação pelo Exército Vermelho russo.

Estima-se que só no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau tenham morrido cerca de um milhão e meio de pessoas, entre as quais 70 mil intelectuais polacos e prisioneiros de guerra soviéticos e ainda um milhão de judeus e perto de 19 mil ciganos. Homossexuais, idosos e deficientes também não escaparam à fúria do regime nazi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório