Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Fim da remoção das barbatanas de tubarão encerra restaurantes

Vários restaurantes de Pequim, na China, estão a alterar os menus e outros a fechar desde que foi aprovado um regulamento, em 2013, que acaba com as exceções que permitem cortar barbatanas de tubarões nos navios.

Fim da remoção das barbatanas de tubarão encerra restaurantes
Notícias ao Minuto

13:36 - 12/01/14 por Lusa

Mundo Pequim

De acordo com o jornal britânico "The Guardian", seis meses depois de a China ter banido a sopa de tubarão dos banquetes oficiais, o preço [das barbatanas de tubarão] caiu entre 20% a 30% em Hong Kong e em Macau, bem como noutros grandes mercados.

O jornal noticia que alguns restaurantes conhecidos pela sopa de tubarão alteraram os menus e outros encerraram, enquanto as companhias aéreas e os hotéis deixaram de servir esta sopa.

Em junho de 2013, o Conselho da União Europeia (UE) adotou um regulamento que acaba com as exceções que permitem cortar barbatanas de tubarões nos navios, de que beneficiam as frotas portuguesa e espanhola, com o voto contra de Portugal.

A prática de 'finning' - que consiste em aproveitar as barbatanas dos tubarões e rejeitar as restantes partes, que são atiradas ao mar - é proibida na UE desde 2003, mas a legislação em vigor até junho permitia algumas exceções.

Posteriormente a esta decisão, em dezembro último, as autoridades chinesas decidiram banir a sopa de barbatana de tubarão das receções oficiais, esperando que esta proteção se alargue a outras espécies ameaçadas.

O Conselho de Assuntos do Estado (Governo) e o comité central do Partido Comunista chinês (PCC), órgão dirigente do país, publicaram uma diretiva que proíbe "servir pratos com barbatana de tubarão, ninhos de andorinha e produtos provenientes de animais selvagens nos jantares e receções oficiais".

A sopa de barbatana de tubarão é considerada, há séculos, uma iguaria na China e o preço atinge níveis muito elevados nos mercados, nomeadamente em Hong Kong.

Esta tradição levou à pesca desenfreada de tubarões em todo o mundo. As barbatanas são cortadas, em animais ainda vivos que são, em seguida, lançados mutilados ao mar, acabando por morrer.

Nos últimos anos, sob a pressão de organizações não-governamentais e instituições internacionais, um número crescente de personalidades chinesas, hotéis e restaurantes declararam renunciar à sopa de barbatana de tubarão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório