Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cientistas criam gel para combater obesidade

A obesidade é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o Mundo. Para ajudar a combater esta doença, um grupo de cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, desenvolveu um gel que ao ser ingerido propicia uma sensação de saciedade, evitando desta forma que as pessoas comam em demasia.

Cientistas criam gel para combater obesidade
Notícias ao Minuto

21:10 - 09/01/14 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Um grupo de cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu uma nova forma de combater a obesidade. Uma mistura de algas, cascas de citrinos e amido deram origem a um gel que dá às pessoas uma sensação de saciedade.

A mistura daqueles ingredientes produz uma espécie de goma solúvel em muito semelhante à utilizada pelos adeptos da cozinha molecular. Assim que entra em contacto com os ácidos do estômago, o gel endurece, dando assim a sensação de saciedade.

A líder do projeto, a engenheira química Jennifer Bradbeer, explicou, em declarações ao Telegraph, que “uma forma de atacar os crescentes níveis de obesidade mórbida na sociedade atual é controlar a energia obtida pelo consumo dos alimentos”.

A principal autora do artigo ‘Food Hydrocolloids’ explicou ainda que “um dos problemas é que os alimentos são cada vez mais macios e fáceis de serem ingeridos, o que os torna menos saciáveis. Isso faz com que as pessoas sintam fome mais rapidamente”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade mata mais de 2,8 milhões de pessoas todos os anos e, nos Estados Unidos da América, dois terços das pessoas têm peso a mais e 36% são obesas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório