Cinco leões do jardim zoológico Al-Qureshi de Cartum, na capital do Sudão, estão "doentes e desnutridos" devido a falta de condições do próprio parque que tem passado por dificuldades financeiras em face da crise económica que o país enfrenta. Uma das leoas acabou por morrer esta segunda-feira.
À agência de notícias France-Presse (AFP), Essamelddine Hajjar, responsável pelo jardim zoológico assumiu que o parque tem falta de alimento e medicamentos para os animais, confessando que por vezes os funcionários compram com o seu próprio dinheiro produtos e alimentos para garantir a sobrevivência dos residentes do zoo.
Contudo, nas últimas semanas, as condições dos felinos têm piorado e alguns perderam quase dois terços do peso corporal.
"Uma das duas leoas doentes morreu hoje [segunda-feira]. Ontem [domingo], o médico deu às duas alguns remédios, depois receberam comida (...) Uma recuperou, mas a outra morreu. Agora estamos a diagnosticar a causa da morte", contou Hajjar.
Perante a trágica situação foi criada uma campanha online '#SudanAnimalRescue' que tem como objetivo tentar salvar a comunidade de leões, tanto através de recursos como de a transferência daqueles animais para um local onde possam recuperar e ter uma vida saudável.