Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Aprovada penalização a clientes de prostitutas

Os deputados franceses aprovaram na noite de sexta-feira uma proposta legal que penaliza os clientes das prostitutas, medida símbolo de uma proposta de lei sobre a prostituição.

Aprovada penalização a clientes de prostitutas
Notícias ao Minuto

05:30 - 30/11/13 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo França

Os deputados votaram de braço no ar a disposição mais controversa do texto, que pune a compra de sexo. Contudo, conjunto do texto vai ser votado em 4 de Dezembro.

O tema que é visto como um dos estandartes da campanha do Presidente François Hollande, foi a debate na Assembleia francesa mas as opiniões estão longe do consenso.

Ecologistas e alguns partidários de Direita e do Centro estão contra a aprovação do projecto assim como o Sindicato do Trabalho Sexual. Do lado oposto estão as associações feministas e de ajuda às prostitutas.

Entretanto, foi levada a cabo uma campanha que está contra a medida. Intituçada ‘Tira as mãos da minha puta’ (‘Don’t touch my whore’), foi apresentada por um grupo de homens, no âmbito do seu ‘Manifesto dos 343 safados’ (‘Manifesto of the 343 bastards’). Entre eles estão artistas, escritores e jornalistas, mas a iniciativa já foi apoiada por celebridades do mundo do espectáculo.

O manifesto declara: “Consideramos que toda a gente tem o direito de vender as suas potencialidades – e até de gostar de o fazer. Declaramos, em uníssono: tirem as mãos da minha puta!”.

De acordo com o semanário Expresso, cerca de 85% das 20 mil pessoas que se prostituem em França são mulheres. Contudo, quem recorrer a estes serviços pode vir a ser multado entre 1.500 euros a 3.500 euros, este último valor no caso de se for reincidente.

Na legislação actual, a prostituição em França é legal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório