Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Trabalhar entre 25 a 30 horas é o ideal para alcançar felicidade

Um estudo europeu indica que uma jornada laboral de 21 a 34 horas por semana faz com que os cidadãos sejam mais produtivos e mais realizados, sendo que o ideal seria que todos trabalhassem entre 25 e 30 horas semanais. Os dados são divulgados numa altura em que o Tribunal Constitucional aprovou em Portugal o aumento do horário de trabalho da Função Pública para 40 horas semanais e em que a média europeia é de 39 horas.

Trabalhar entre 25 a 30 horas é o ideal para alcançar felicidade
Notícias ao Minuto

10:44 - 27/11/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Relatório

O terceiro relatório Inquérito Europeu de Qualidade de Vida, a que o Boas Notícias teve acesso, realizado em 2012 e actualizado este ano, revela que, tanto homens como mulheres, mostram uma maior produtividade e satisfação ao trabalharem entre 21 e 34 horas por semana.

A Alemanha, a Bélgica e a Holanda, onde as horas de trabalho são mais reduzidas, mostram que mesmo em tempo de crise é possível ter um desempenho económico mais eficiente sem sobrecarregar os trabalhadores, segundo a New Economic Foundation, organização sediada em Londres que participou na realização do inquérito.

Com os resultados obtidos, o relatório conclui que a carga de trabalho ideal seria entre as 25 e as 30 horas, pois garante um maior balanço entre a vida pessoal e o trabalho e uma maior realização a nível profissional.

Além deste inquérito, vários estudos comprovam que o número de horas de trabalho semanais afecta a economia e a satisfação dos cidadãos, indicando que quando as horas de trabalho semanais são muito reduzidas – traduzindo-se geralmente num salário menor – a satisfação é baixa, mas quando o número de horas é muito elevado, a satisfação também desce devido à falta de tempo para a vida pessoal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório