Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

China dá 'luz verde' a mais filhos por casal para se rejuvenescer

A China vai aliviar a sua restritiva política de controlo da natalidade e autoriza os casais urbanos, em que um dos cônjuges seja filho único, a terem dois filhos. A notícia, avançada no final da passada semana, pretende inverter a tendência de envelhecimento daquele país.

Notícias ao Minuto

08:57 - 19/11/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Fotogaleria

A decisão, divulgada pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, foi adoptada na última reunião plenária do Comité Central do Partido Comunista Chinês (PCC), concluída na segunda-feira passada.

A política de ‘um casal, um filho’ até agora em vigor, que foi imposta no início da década de 1980, só permitia aos cônjuges filhos únicos que tivesse um segundo filho, isto no caso das famílias urbanas. Já nas zonas rurais, onde vive cerca de 48% da população chinesa, os casais já podem ter um segundo filho desde que o primeiro seja do sexo feminino.

A nova política "será gradualmente ajustada e aperfeiçoada para promover um duradouro e equilibrado desenvolvimento da população da China", disse a Xinhua, citando a resolução do Comité Central do PCC.

Pelas contas do Governo, a “política de 'um casal, um filho' evitou cerca de 400 milhões de nascimentos” e em vez de 1.350 milhões, em 2012, a China já teria mais de 1.700 milhões de habitantes. Mas ao contrário de muitos países desenvolvidos, a China começou a envelhecer antes de ficar rica.

Cerca de duzentos milhões de chineses têm mais de 60 anos, a idade da reforma para os homens (para as mulheres é aos 55). Entretanto, a percentagem de crianças e adolescentes desceu para 8,1% - menos 10,2 pontos percentuais do que a média do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório