Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Chuva intensa e inundações causam um morto, em Espanha

Imagens mostram estradas transformadas em rios.

Notícias ao Minuto

09:56 - 09/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cheias

A intensidade da chuva que caiu às primeiras horas da tarde de esta segunda-feira na região de Navarra, em Espanha, transformou ruas e estradas em verdadeiros rios, deixando um rasto de destruição. 

De acordo com o El Mundo, uma pessoa morreu na sequência do mau tempo, depois de a viatura que conduzia ter sido arrastado pela força das águas.

O mau tempo causou acidentes de trânsito, engarrafamentos, e inundações em áreas urbanas. As imagens, que pode ver na galeria acima, mostram a dimensão das inundações e dos estragos causados. 

As autoridades de Navarra pediram aos cidadãos da região para que não saíssem de casa até que o nível das águas do rio Cidaco baixe.

A presidente em exercício da comunidade autónoma, Uxue Barkos, acompanhada por vários membros do executivo regional, vai reunir-se esta manhã em Tafalla (Navarra) com os presidentes de câmara das cidades mais afetadas.

O acesso à cidade de 10.000 habitantes só foi possível na madrugada de hoje, segundo as autoridades da região de Navarra, que também informaram que uma linha ferroviária importante tinha sido interrompida. A assembleia municipal de Tavalla, reunida esta manhã em sessão extraordinária, decidiu solicitar ao Governo a declaração de zona de catástrofe, devido à quantidade de estragos causados.

Nos arredores da capital da região, Pamplona, uma tourada que fazia parte do programa do famoso festival de São Firmino teve de ser suspensa por causa da chuva.

O alerta para a ocorrência de precipitação em Navarra, Cantabria, País Basco, Aragón e Catalunha mantém-se esta terça-feira. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório