Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Homens armados feriram cinco pessoas em ataques Moçambique

Homens armados feriram esta segunda-feira cinco pessoas, duas das quais com gravidade, em dois ataques contra uma escolta militar de viaturas na região de Muxúnguè, Sofala, centro de Moçambique, disseram hoje várias fontes.

Homens armados feriram cinco pessoas em ataques Moçambique
Notícias ao Minuto

19:25 - 04/11/13 por Lusa

Mundo Muxúnguè

O primeiro ataque visou uma viatura de carga na região de Zove, a seis quilómetros da vila de Muxúnguè, onde estão concentradas forças do exército moçambicano e a Força de Intervenção Rápida (FIR) da polícia, tendo duas pessoas ficado feridas.

O segundo ataque foi contra uma viatura do exército que fazia escolta, tendo três pessoas sofrido ferimentos.

"O primeiro ataque foi por volta das 11:45 horas (09:45, em Lisboa) quando, de repente, os tiros começaram. Os carros pararam e as pessoas foram fugindo em debandada. Muitas podem estar desaparecidas se entraram muito para o interior. Aquilo foi um terror", contou à Lusa Victor Castigo, que regressava de Inhassoro (Inhambane, sul).

"Eu aceitei viajar porque tenho filho doente e precisava de tratamento e eu sou pai e mãe para esta criança. Mas o que vivemos hoje, só Deus sabe como escapamos", disse à Lusa pelo telefone Filomena Abreu.

Pedro Vidamão, diretor do Hospital Rural de Muxúnguè, confirmou que deram entrada cinco feridos nos ataques, tendo algumas pessoas sido transferidas para o principal hospital da região, na Beira, capital provincial.

"Uma vítima sofreu traumatismo craniano após queda de um camião, precipitada pelos ataques. Outra, tem balas alojadas na barriga e num braço. Devido à gravidade encaminhámos para o Hospital central da Beira", disse à Lusa Pedro Vidamão, salientando a falta de meios para evacuação de doentes.

Desde quarta-feira, homens armados, supostamente da Renamo, principal partido da oposição, têm consecutivamente efetuado ataques contra colunas de viaturas e respetivas escoltas militares no troço de estrada Save-Muxúnguè, que já causaram três mortos e dezenas de feridos.

A Renamo tem-se distanciado destes ataques.

No domingo, quando os homens armados deram trégua aos ataques no troço, alargaram o raio de ação, tendo metralhado uma viatura de carga na ponte sobre o rio Púnguè, na zona limítrofe entre o distrito de Gorongosa (Sofala) e Gondola (Manica). Também atacaram uma viatura de carga na estrada que liga Maringué à estrada nacional um (N1).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório