Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Comissão afegã denuncia abuso sexual por senhores da guerra

A Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão (AIHRC) denunciou hoje a existência em algumas regiões do país de uma "competição" entre senhores da guerra para o abuso sexual do maior número de crianças.

Comissão afegã denuncia abuso sexual por senhores da guerra
Notícias ao Minuto

18:31 - 30/10/13 por Lusa

Mundo Relatório

"Em algumas regiões, senhores da guerra e homens armados competem entre eles para ver quem mantém mais rapazes para abusar sexualmente deles", disse à imprensa em Cabul o diretor do departamento para a infância da Comissão, Babrakai Zadran, citado pela agência afegã AIP.

"Há homens que chegam a manter três ou quatro rapazes" com esse fim, acrescentou, sublinhando que estas práticas "difamam" todos os afegãos e "devem terminar".

Segundo Zadran, a Comissão está a trabalhar com vários setores da sociedade civil num plano para pôr termo a situações deste tipo, o qual espera que possa ser posto em prática em 2014.

Um relatório divulgado em setembro pela Comissão concluiu que o rapto e violação de rapazes são praticados sobretudo no norte do país, especialmente nas províncias de Baghlan, Takhar, Jowzjan, Sar-e-Pol e Kunduz.

Segundo o documento, a exploração dos rapazes, um costume antigo conhecido como "bacha bazi", é uma das formas de abuso menos denunciadas no Afeganistão, apesar das graves sequelas para a saúde mental dos rapazes.

No "bacha bazi", outrora limitado a zonas muito específicas mas hoje espalhado por todo o norte, senhores da guerra, comerciantes abastados e chefes de grupos armados são "donos" de um ou mais rapazes que dançam para eles. Apesar de a maioria dos "donos" o negar, os rapazes são muitas vezes abusados sexualmente após a dança.

Um responsável da Comissão, Surya Sabrang, frisou, na apresentação do relatório, que esta prática é "totalmente proibida pelo Islão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório