Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Os cães têm (mesmo) sentimentos

Para os donos que olham para os seus animais de estimação quase como se de filhos se tratassem, talvez esta informação não acrescente novidade relevante. Aliás, talvez apenas confirme uma certeza que já teriam: os cães são como as pessoas, prova um estudo levado a cabo por Gregory Berns. Veja o vídeo.

Notícias ao Minuto

14:34 - 21/10/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

‘Como os cães nos amam’ é o título da obra do professor de neuroeconomia da Universidade Emory. Um livro, como tantos outros? Talvez, em parte. Mas a teoria que defende naquelas páginas conhecem agora validade científica.

Ao longo de mais de dois anos, Berns desenvolveu uma investigação que permite concluir que os cães têm, efectivamente, sentimentos. Mais: que as suas emoções são sentidas de uma forma muito semelhante à dos humanos.

Para o efeito, o cientista sujeitou vários animais a múltiplas ressonâncias magnéticas, por forma a “determinar como o cérebro dos cães funciona e, sobretudo, o que eles pensam de nós, humanos”, elucidou Berns num artigo de opinião publicado no The New York Times, e citado pelo Expresso.

Os resultados deixaram pouca margem para dúvidas. Cães e homens comportam-se de forma análoga tanto a nível da “estrutura”, como a nível da função do “núcleo caudado", uma região chave do cérebro,

"Os cães, e provavelmente muitos outros animais parecem ter emoções, assim como nós. E isso significa que precisamos repensar o seu tratamento como propriedade", enfatizou o autor do estudo.

Veja o vídeo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório