Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Embaixadora de Angola nega notícia contra PM cabo-verdiano

A embaixadora de Angola na Cidade da Praia negou hoje à agência Lusa ter proferido declarações contra o primeiro-ministro cabo-verdiano, considerando "tendenciosa e caluniosa" a notícia publicada sexta-feira por um semanário de Cabo Verde.

Embaixadora de Angola nega notícia contra PM cabo-verdiano
Notícias ao Minuto

06:21 - 15/10/13 por Lusa

Mundo Cabo Verde

Josefa Cruz considerou que a notícia, em que o jornal A Semana indica que a diplomata angolana, "num desabafo", acusou José Maria Neves de "não deixar a cooperação bilateral avançar", visando "somente minar as relações históricas de amizade e de cooperação" entre Angola e Cabo Verde.

As declarações publicadas pelo jornal levaram, no mesmo dia, o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) cabo-verdiano a convocar Josefa Cruz, tendo sido, depois, divulgado um comunicado que se limitou a dar conta da excelência das relações entre os dois países.

"Não seria ético da minha parte e muito menos fazer política tecendo tais considerações em público", afirmou Josefa Cruz, que explicou à Lusa a origem do artigo, que, no seu entender, está "descontextualizado".

Segundo o A Semana, a diplomata angolana acusou José Maria Neves de estar a "bloquear" as relações de cooperação bilaterais, atuando como uma "sombra".

Em maio deste ano, na cimeira da União Africana (UA) de Adis Abeba, Jorge Carlos Fonseca e o vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, defenderam a necessidade de redinamizar a cooperação bilateral, mas nada ficou decidido quanto à visita do chefe de Estado cabo-verdiano a Luanda.

A cooperação mista bilateral está parada desde 2008, quando os dois países aprovaram três ratificações de acordos nas áreas da industria, ensino superior, segurança e ordem pública, assim se mantendo depois de José Maria Neves ter visitado Angola em agosto de 2010.

Em abril deste ano, durante uma visita a Cabo Verde, a secretária de Estado da Cooperação angolana, Ângela Bragança, indicou que os dois países criaram um "Roteiro para a Cooperação" bilateral para áreas como Turismo, Serviços, Energia e Indústria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório