Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Ciclone forçou a maior retirada de população já registada na Índia

A retirada de população pelas autoridades da Índia antes da chegada do ciclone Phailin, este fim de semana, foi a maior já registada no país na sequência de um fenómeno climático, informaram as autoridades.

Ciclone forçou a maior retirada de população já registada na Índia
Notícias ao Minuto

09:44 - 13/10/13 por Lusa

Mundo Phailin

Nova Deli, 13 out - A retirada de população pelas autoridades da Índia antes da chegada do ciclone Phailin, este fim de semana, foi a maior já registada no país na sequência de um fenómeno climático, informaram as autoridades.

No total, mais de um milhão de pessoas foram retiradas.

"É provavelmente a maior retirada de pessoas da história da Índia", constatou o porta-voz da agência de gestão de catástrofes naturais, Tripti Parule, citado pela agência AFP, ao recordar que a "última retirada de população significativa antes desta remonta a 1990 em Andra Pradesh, mas que esta foi muito mais vasta".

O ciclone Phailin, o mais violento a atingir a Índia em 14 anos, causou, pelo menos, dez mortos, segundo um balanço provisório hoje avançado pelas autoridades locais, que estão convencidas de que o número de vítimas seria muito maior se não tivessem retirado tanta gente para locais seguros antes da tempestade.

O Phailin afetou a costa oriental indiana na noite de sábado com ventos de mais de 200 quilómetros por hora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório