Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Eurogrupo garante medidas "muito duras" para Espanha em caso de ajuda

O presidente do Eurogrupo garante que vai impor a Espanha "exigências muito duras" em caso de um pedido de ajuda. Jean Claude-Juncker promete que o ajustamento espanhol vai ser difícil se o país receber um resgate, tal como Portugal ou Irlanda.

Eurogrupo garante medidas "muito duras" para Espanha em caso de ajuda
Notícias ao Minuto

18:41 - 18/09/12 por Notícias Ao Minuto

Mundo Resgate

A vida não vai ser fácil para Espanha se Mariano Rajou pedir um resgate financeiro oficialmente. O presidente do Eurogrupo, numa entrevista a uma televisão alemã, garante que vai ser pedido a Espanha "exigências muito duras" em caso de ajuda financeira. O país vai ter de realizar um ajustamento maior, com reformas mais profundas e medidas de austeridade que permitam corrigir os desequilíbrios.

Estas declarações de Jean Claude-Juncker ganham importância quando o Governo espanhol garantiu por várias vezes que só aceitaria um resgate caso as medidas não fossem muito gravosas. Aliás, o Executivo de Mariano Rajoy tem negado semana após semana a necessidade de ajuda externa, ainda que já se fale de um resgate num valor de 300 mil milhões de euros.

Os mercados continuam nervosos em relação a Espanha, tanto que as bolsas europeias saíram penalizadas pelos rumores de que esta grande economia do euro não vai resistir muito mais tempo a um programa de ajuda semelhante a Grécia, Irlanda e Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório