Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Agência que encomendou 30 barcos em França é detida

A Ematum, a agência estatal moçambicana que encomendou 30 barcos a França, por 200 milhões de euros, é detida pelos serviços secretos e pelo Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) de Moçambique.

Agência que encomendou 30 barcos em França é detida
Notícias ao Minuto

14:49 - 23/09/13 por Lusa

Mundo Moçambique

Segundo a imprensa moçambicana, o IGEPE detém 34 por cento do capital da EMATUM, enquanto o Serviço de Informação e de Segurança do Estado (SIESE) possui 33 por cento das ações da empresa.

Recentemente, o empresário libanês, que o semanário Savana dá como titular de passaporte de Cabo Verde, Iskandar Safa, proprietário dos estaleiros navais Construções Mecânicas da Normandia (CMN), em Cherbourg, no noroeste de França, anunciou que Moçambique encomendou a construção de 30 barcos, num valor de 200 milhões de euros.

A encomenda prevê a construção de 24 traineiras, três barcos-patrulha de 32 metros e outros três de 42 metros, precisou Iskandar Safa durante uma conferência de imprensa e na presença de três ministros, incluindo Arnaud Montebourg, responsável pela reconversão industrial e defensor do "Fabricado em França".

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, que participa na reunião anual da ONU, vai, de seguida, efetuar uma visita de Estado à França, entre os dias 27 e 28 de setembro, onde visitará a região de Cherbourg, disse hoje à Lusa uma fonte diplomática.

Os 200 milhões de euros envolvidos na aquisição de barcos representam o dobro do volume anual de negócios das Construções Mecânicas da Normandia que, de acordo com o proprietário dos estaleiros navais, anualmente vende entre 50 e 100 milhões de euros.

Na semana passada, a Ematum contratou os bancos BNP Paribas e Credit Suisse para montarem uma emissão de 500 milhões de dólares em Obrigações do Tesouro, que poderá ser incluída no Índice de Obrigações dos Mercados Emergentes do banco J. P. Morgan, com uma maturidade de sete anos.

A emissão de obrigações registou uma procura superior à oferta e pagará uma taxa de juro de 8,5 por cento, de acordo com os órgãos de comunicação moçambicanos.

As agências Standard and Poor's e Fitch Ratings atribuíram a Moçambique uma notação de risco de "B+", mas esta emissão de Obrigações de Tesouro para emissão de 500 milhões de dólares não recebeu notação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório