Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Investigador acredita em cura para surdez dentro de dez anos

O médico argentino Marcelo Rivolta, chefe de um grupo de investigação de problemas auditivos da Universidade de Sheffield, Reino Unido, calcula que a surdez ter cura dentro de uma década com recurso a células estaminais.

Investigador acredita em cura para surdez dentro de dez anos
Notícias ao Minuto

15:13 - 13/09/13 por Lusa

Mundo Medicina

Rivolta, que participa num congresso mundial de patologias do ouvido em Alcalá de Henares, arredores de Madrid, disse à EFE que são precisos dez anos de investigação com testes em animais de laboratório antes de avançar para humanos.

O investigador revelou que um rato surdo começou a ouvir após o transplante de neurónios auditivos criados em laboratório.

Os progressos em relação ao projeto estão a ser desenvolvidos na Universidade de Sheffileld e serão comunicados hoje num congresso mundial que reúne mais de 180 especialista em questões de audição, em Alcalá de Henares.

“A minha exposição vai centrar-se nas explicações sobre a produção de células auditivas – cuja regeneração não é possível quando afetadas – a partir de células embrionárias para posterior transplante no ouvido, um processo que passa pela desconstrução para posterior construção em tubo de ensaio”, explicou.

Marcelo Rivolta vai também referir-se ao caminho que falta percorrer para que a terapia se aplique em casos de surdez provocada por envelhecimento, que afeta, na Europa, 40 por cento da população com mais de 65 anos.

“Sobre a possível terapia, há coisas muito importantes que ainda não conhecemos: o que é que se pode passar, a longo prazo, com as células auditivas que criamos e transplantamos para o ouvido? Essas células mantêm-se? São totalmente seguras ou podem provocar tumores ou outros problemas” - questiona o investigador argentino.

As dúvidas sobre o tratamento devem dissipar-se com a realização de mais experiências durante os próximos dez anos, com a partilha de informação e a ajuda de outros investigadores.

“As descobertas científicas têm as suas dinâmicas próprias e isso é muito difícil de mudar”, afirmou referindo-se a outras áreas de interesse no campo da investigação médica.

“A investigação sobre a audição compete com outras, em teoria, mais importantes, como a investigação sobre o cancro ou outras doenças terminais”, afirmou.

Mesmo assim, a dimensão da população afetada pelos problemas auditivos é muito elevada e as complicações consideráveis no quotidiano, como a dificuldade das crianças na aprendizagem da língua ou casos de integração social no caso dos adultos, acrescentou o cientista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório