Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) publicou um relatório que informa que 1.300 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, num Mundo em que 870 milhões de pessoas passam fome, noticia hoje a agência Efe.

Toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente
Notícias ao Minuto

13:16 - 11/09/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo ONU

Existem cerca de 870 milhões de pessoas a passar fome em todo o Mundo e 1.300 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os anos, noticia a EFE, com base no relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

O desperdício de alimentos, além do grande custo económico, causa "um grave prejuízo aos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar”, informa o relatório da FAO.

“Os alimentos que produzimos mas depois não comemos consomem um volume de água equivalente ao caudal anual do Volga e são responsáveis por acrescentar 3.300 milhões de toneladas de gases de efeito estufa à atmosfera do planeta”, adianta o mesmo documento.

Cerca 54% do desperdício de alimentos no Mundo acontece nos períodos iniciais da produção, indica o relatório, sendo que fatia restante de 46% ocorre nos períodos de processamento, distribuição e de consumo dos alimentos.

O Director-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, pediu aos agricultores, pescadores, processadores de alimentos, supermercados, governos locais e nacionais e consumidores particulares, "a fazerem mudanças em todos os elos da cadeia alimentar humana para evitar que ocorra o desperdício de alimentos”, concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório