Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

A fotografia de Hollande que agência francesa mandou apagar

O Presidente francês, François Hollande, fez ontem uma visita a uma escola no Norte de França, mas a polémica envolta nesta presença vai além da diplomacia. Isto porque foi divulgada uma fotografia onde Hollande aparece com um sorriso... pouco formal. A imagem foi mandada retirar pela agência francesa AFP porque o Presidente ficou desfavorecido, escreve o jornal El Mundo.

A fotografia de Hollande que agência francesa mandou apagar
Notícias ao Minuto

16:24 - 04/09/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polémica

A France Presse pediu aos clientes que apagassem a fotografia, difundida por aquela agência, que retrata o Presidente francês, François Hollande, com um sorriso mais descontraído do que o habitual, durante uma visita feita esta terça-feira a uma escola no Norte de França.

Esta foi uma "decisão editorial", que responde a um pedido do Governo e se deve ao facto de Hollande ter ficado pouco favorecido, cita o El Mundo.

A polémica surge porque, de acordo com aquele jornal espanhol, a AFP não costuma mandar retirar fotografias, apenas quando acontecem erros de identificação ou problemas com a propriedade intelectual das imagens.

Na foto em questão, o Presidente aparece "a sorrir", enquanto "preside o debate sobre as mudanças introduzidas no calendário escolar [francês], estabelecidas pelo Governo, durante uma visita a uma escola primária no primeiro dia do novo ano escolar em Denain, Norte de França", pode ler-se na legenda de uma imagem da Reuters, que também captou o momento.

Por detrás de Hollande, na fotografia, está um quadro onde pode ler-se: "Hoje é o início do novo ano lectivo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório