Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Governo alemão exclui participar em intervenção militar na Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão excluiu uma participação alemã numa intervenção militar na Síria, numa entrevista à imprensa e da qual alguns excertos foram hoje publicados.

Governo alemão exclui participar em intervenção militar na Síria
Notícias ao Minuto

13:01 - 30/08/13 por Lusa

Mundo Ministro

"Não nos foi pedida" uma tal participação e, por isso, não está "a ser considerada", declarou Guido Westerwelle ao diário regional alemão Neue Osnabruecker Zeitung, numa entrevista que será publicada no sábado.

Desde segunda-feira que o Governo alemão afirmou aprovar uma reação internacional ao alegado uso de armas químicas pelo regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, posição que foi confirmada várias vezes, esta semana, pela chanceler Angela Merkel, deixando persistir a dúvida quando a uma eventual participação alemã.

"Insistimos para que o Conselho de Segurança das Nações Unidas chegue a uma posição comum e que o trabalho dos inspetores da ONU termine o mais rapidamente possível", disse o ministro.

Na quinta-feira, Merkel insistiu que o Conselho de Segurança da ONU estude o relatório dos inspetores da ONU sobre a alegada utilização de armas químicas num ataque, a 21 de agosto, perto de Damasco, depois de conversas telefónicas com o Presidente norte-americano, Barack Obama, e o russo, Vladimir Putin, nomeadamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório