Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Cabeça de Varela põe Portugal a depender de terceiros

A perder até aos 90+4 minutos, a seleção portuguesa conseguiu sair da Arena Amazónia com um empate. O golo, apontado nos últimos segundos da partida, nasceu de um cruzamento bem tirado por Cristiano Ronaldo para a cabeça de Varela. Com este resultado as contas estão muito complicadas para a equipa portuguesa.

Notícias ao Minuto

22:19 - 22/06/14 por Patrícia Martins Carvalho e Sérgio Abrantes

Desporto Encontro

90+6’ minutos - Final do jogo na Arena Amazónia em Manaus. Empate entre as duas equipas.

90+5 minutos - Golo para Portugal. Marca Varela. Ronaldo cruza do lado direito e Varela de cabeça dentro da área a bater Tim Howard. Portugal agora tem de esperar por terceiros para se manter no Mundial. Nova esperança para a equipa lusa.

90+1 minutos - Sai Zusi e entra Gonzalez.

87 minutos - Sai Dempsey e entra Wondolowski.

82 minutos -' Dempsey, de barriga, depois de cruzamento da esquerda e completa desatenção da defensiva portuguesa, faz a vantagem para os Estados Unidos. Portugal precisa de marcar rapidamente para manter viva a chama de ainda poder passar aos oitavos de final.

80’ minutos – A equipa portuguesa está mais pressionante e por cima com várias iniciativas no meio-campo defensivo americano. Porém, parece faltar esclarecimento à equipa orientada por Paulo Bento que parece demasiado nervosa para tentar chegar à vantagem. Os norte-americanos estão na expetativa e parecem aceitar bem o resultado que se mantém no marcador.

71’ minutos – Alteração na equipa norte-america. Sai Bedoya e entra Yedlin.

70 minutos - Substituição na equipa portuguesa com Raul Meireles a ser substituído, aos 68 minutos, por Silvestre Varela. Paulo Bento arrisca tudo e Ronaldo já está a fazer companhia a Éder na frente de ataque.

65’ minutos – Golo para os Estados Unidos. Na sequência de um pontapé de canto no lado direito, depois de um mau alívio da defensiva lusa, Jones, de fora da área, com remate muito colocado, bate Beto, que nem reagiu ao lance.

55 minutos - Lance de muito perigo para a baliza de Beto com Ricardo Costa a salvar em cima da linha o que parecia ser o golo da igualdade. Lance de Johnson pela direita que cruza atrasado para remate de Bradley e, já com o guardião luso batido, o defesa português, com a perna esquerda, a limpar para canto.

50 minutos - Portugal volta a entrar melhor e os americanos apenas respondem através de contra-ataque e de lances nas costas da defensiva portuguesa. Porém, é a equipa de Paulo Bento que parece estar melhor e aos 47’ Ronaldo volta a testar a atenção da defensiva norte-americana com um remate de fora da área que embate na muralha defensiva adversária. Nem parece o mesmo jogador do primeiro encontro frente à Alemanha e está determinado em fazer a diferença.

Aos 49 minutos, cruzamento-remate de Johnson pela direita a testar a atenção de Beto que afasta para canto. Na cobrança do livre, a bola cruza toda a área sem qualquer perigo.

46 minutos – Reinício da partida em Manaus. Sai Portugal a jogar com André Almeida a ser substituído por William Carvalho.

45 minutos - Depois de uma paragem para hidratação, por volta dos 40 minutos, as duas equipas voltaram ao encontro com Portugal agora em maior evidência e já a poder estar com mais um golo na bagagem.

Aos 42 minutos, depois de um contra-ataque orientado pela esquerda por Cristiano Ronaldo, Nani recebe na direita e remata para defesa apertada de Howard. No seguimento da jogada, surge um pontapé livre para CR7 que atira muito por cima da baliza norte-americana.

Depois aos 44’ novo lance de perigo. Nani em zona frontal, descaído para a direita remata ao poste e Éder na recarga atira para defesa apertada do guarda-redes norte-americano quando já se gritava golo português. No seguimento da jogada, após cobrança de um canto na esquerda, Cristiano Ronaldo cabeceia por cima.

40 minutos – A equipa orientada por Paulo Bento já parece ter-se reorientado em campo, no entanto são os norte-americanos de Klinsmann que estão mais perigosos.

Aos 31 minutos Johnson com um forte remate, após ter descaído da direita para o interior visou a baliza lusa, dando a ideia de que se a bola fosse à baliza Beto nada teria a fazer.

Depois aos 35, Jones, novamente de fora da área, remata rasteiro para defesa fácil do guardião português. Após este lance, aos 36 minutos, resposta dos portugueses pelo intermédio do capitão Cristiano Ronaldo que testou a atenção de Tim Howard com o remate cruzado da direita.

30 – Depois de uns minutos iniciais de domínio português, os norte-americanos tentam agora responder e já tiveram alguns lances de perigo. Aos 23 minutos, Bradley visou a baliza adversária com um remate do meio-campo atira por cima da baliza portuguesa. Depois, aos 26, foi a vez de Dempsey, já dentro da grande área remata perigoso, mas Ricardo Costa chega a tempo e evita que a bola vá à baliza. Por fim, aos 28 minutos, Bradley volta a ameaçar com um remate cruzado na zona frontal que não sai muito longe dos postes da baliza defendida por Beto.

20 minutos – Os norte-americanos tentam assumir a partida e com um lançamento para as costas da defensiva portuguesa já visaram com perigo a baliza de Beto que, porém, afastou com segurança para canto. No seguimento da jogada, novo remate do ataque americano, todavia sem perigo.

Na equipa portuguesa, destaque ainda para William de Carvalho que está em exercícios de aquecimento, ao que parece para render André Almeida que se queixa de dores.

15 minutos – Hélder Postiga pede a substituição por suposto problema muscular. Mais uma contrariedade para a equipa orientada por Paulo Bento. Vai entrar Éder para o ataque luso.

10 minutos - Depois de um domínio inicial da equipa portuguesa, a equipa orientada por Klinsmann já chegou à baliza portuguesa com um perigoso cruzamento pela direita. Porém, após alívio da defensiva portuguesa para canto, as duas equipas já disputam, novamente, o jogo no meio-campo.

5 minutos - Golo de Nani. A equipa portuguesa entrou pressionante e com vontade de resolver a partida e aos cinco minutos, após cruzamento rasteiro de Miguel Veloso e desatenção da defesa americana, Nani, do lado direito, fez o um a zero para Portugal.

1 minuto - Já se joga em Manaus. Saem a jogar os norte-americanos.

Contexto

A equipa portuguesa joga hoje uma cartada decisiva para a continuidade no Mundial de Futebol que decorre no Brasil. Sem Pepe, expulso no último encontro, e com três ausentes por lesão (Fábio Coentrão, Rui Patrício e Hugo Almeida), Paulo Bento apostou em Hélder Postiga para liderar o ataque da equipa das ‘quinas’. Na defesa, mudam três peças. André Almeida ocupa a vaga de Fábio Coentrão, Ricardo Costa faz as vezes de Pepe e Beto substitui o lesionado Rui Patrício.

Noutro ponto e depois de uma partida inicial nesta competição pautada por uma desilusão e uma pesada derrota por quatro golos sem resposta, Bento terá de tirar o melhor de cada um dos conquistadores para levar de vencida uma surpreendente equipa, também orientada por um alemão, Jurgen Klinsmann e que já venceu o Gana, que ontem empatou com os alemães de Joachim Low.

Apresentamos aqui o onze titular português:

Portugal - Beto; Pereira, Bruno Alves, Ricardo Costa e André Almeida; Miguel Veloso, João Moutinho e Raul Meireles; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga.

Treinador - Paulo Bento

E o onze norte-americano:

Estados Unidos - Howard; Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Bedoya, Beckerman, Bradley, Jones e Zusi; Dempsey.

Treinador - Jurgen Klinsmann

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório