Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Governo grego paga o mesmo para emitir dívida a seis meses

Atenas colocou hoje 812,5 milhões de euros em dívida a seis meses a uma taxa de 2,97%, igual à do anterior leilão comparável de julho, o primeiro depois da imposição do controlo de capitais no país.

Governo grego paga o mesmo para emitir dívida a seis meses
Notícias ao Minuto

13:07 - 05/08/15 por Lusa

Economia Leilão

Segundo a Autoridade de Gestão da Dívida Pública grega (PDMA), a procura foi de 813 milhões de euros, 1,30 vezes superior à oferta inicial de 625 milhões de euros.

No anterior leilão de 8 de julho, a procura também tinha sido 1,30 vezes superior à oferta, se bem que foram colocados 1.625 milhões de euros a uma taxa de juro de 2,97%.

A PDMA também aceitou ofertas competitivas no valor de 187,50 milhões de euros, equivalentes a 30% da oferta inicial, que poderão realizar-se nas próximas 24 horas e subir o 'plafond' máximo para 1.000 milhões de euros.

A Grécia tem um 'plafond' de 15 mil milhões de euros de dívida em circulação, que foi atingido no ano passado, fazendo com que atualmente só possa colocar no mercado dívida na mesma quantidade daquela que vence.

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) delibera hoje sobre uma eventual alteração do montante de assistência de liquidez de urgência aos bancos gregos, depois de ter decidido na semana passada manter o 'plafond' desta em 91.000 milhões de euros.

A Grécia não tinha solicitado novos créditos, e também não se espera que ocorra hoje, como sublinham os meios locais, porque as receitas fiscais e do turismo, entre outras, evoluíram favoravelmente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório