Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Bolsas europeias em alta, com as atenções viradas para Atenas

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, com os investidores atentos à evolução das negociações para o terceiro resgate à Grécia entre Atenas e os credores, que se espera que cheguem a um acordo a 18 de agosto.

Bolsas europeias em alta, com as atenções viradas para Atenas
Notícias ao Minuto

09:05 - 05/08/15 por Lusa

Economia Ações

Cerca das 8:45 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a subir 0,84%, para 3.649,88 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt estavam em alta, a subirem 0,34%, 0,93% e 0,85%, respetivamente, bem como as de Madrid e de Milão, que estavam a avançar 0,60% e 0,71%.

Depois de ter aberto em alta, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 08:45, o principal índice, o PSI20, estava a valorizar-se 0,65%, para 5.748,17 pontos.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou na terça-feira em baixa, com o Dow Jones a cair 0,27%, para 17.550,69 pontos, depois de ter subido a 19 de maio passado até aos 18.312,39 pontos, o atual máximo de sempre desde que foi criado.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,0864 dólares, contra 1,0963 dólares no fecho de terça-feira.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na terça-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,0973 dólares.

Depois da forte queda da bolsa de Atenas na segunda-feira na sessão de reabertura depois de ter estado fechada desde 26 de junho, a atenção dos investidores continua focada nas negociações numa nova 'corrida contrarrelógio' entre Atenas e os credores sobre o terceiro resgate, que se prevê que seja de até 86 mil milhões de euros e a três anos e cujas condições o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, espera melhorar.

Segundo o Ministério das Finanças grego, as negociações estão a decorrer num "ambiente muito bom" e "fluido" e a porta-voz do Governo grego assegurou na terça-feira que o documento do terceiro resgate iria começar a ser redigido hoje. A porta-voz também afirmou que Atenas "fará tudo o que for necessário para concluir um acordo a 18 de agosto.

Apesar da existência de numerosos obstáculos, os credores e Tsipras querem concluir as negociações antes de 18 de agosto para evitar um novo empréstimo intercalar, que seria necessário para fazer frente a pagamentos devidos pela Grécia ao BCE.

O barril de petróleo Brent, para entrega em setembro, abriu hoje em alta, a cotar-se a 50,37 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,76% do que no encerramento da sessão anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório