Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Europa ganha, com atenção às negociações na Grécia

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, com os investidores atentos às negociações entre Atenas e os credores para o terceiro resgate à Grécia.

Europa ganha, com atenção às negociações na Grécia
Notícias ao Minuto

09:06 - 30/07/15 por Lusa

Economia Bolsas

Cerca das 08:45 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a subir 0,59%, para 3.596,67 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt estavam em alta, a avançarem 0,47%, 0,41% e 0,81%, respetivamente, bem como as de Madrid e de Milão, que estavam a subir 0,22% e 0,56%.

Depois de ter aberto em alta, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 08:45, o principal índice, o PSI20, estava a valorizar-se 0,91%, para 5.750,99 pontos.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou na quarta-feira em alta, com o Dow Jones a subir 0,69%, para 17.751,39 pontos, depois de ter subido a 19 de maio passado até aos 18.312,39 pontos, o atual máximo de sempre desde que foi criado.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,0958 dólares, contra 1,1033 dólares no fecho de quarta-feira.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na quarta-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,1030 dólares.

Os mercados continuam pendentes da Grécia, onde hoje continuam as negociações numa nova 'corrida contra relógio' com os credores sobre o terceiro resgate, que se prevê que seja de até 86 mil milhões de euros e a três anos e cujas condições o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, espera melhorar.

Segundo o ministério das Finanças grego, as negociações estão a decorrer num "ambiente muito bom" e "fluido".

Apesar da existência de numerosos obstáculos, os credores bem como Tsipras querem concluir as negociações antes de 18 de agosto para evitar um novo empréstimo intercalar, que seria necessário para fazer frente a pagamentos devidos pela Grécia ao BCE.

Entretanto, em Espanha o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou a primeira estimativa do crescimento económico no segundo trimestre de 2015, que foi de 1%, em linha com a previsão do Banco de Espanha, e superior numa décima ao verificado no trimestre anterior.

O INE também publicou a estimativa da taxa de inflação em julho em Espanha, que foi de 0% depois de em junho os preços terem entrado em terreno positivo pela primeira vez em onze meses.

Também em Espanha, hoje serão apresentados os resultados semestrais entre outras empresas as do Banco Santander, da Telefónica e da Repsol.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório