Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Lucro da Jerónimo Martins subiu 150 milhões de euros

O lucro da Jerónimo Martins subiu 3,2% no primeiro semestre, face a igual período de 2014, para 150 milhões de euros, incluindo os custos de arranque da Ara e da Hebe, anunciou hoje a dona do Pingo Doce.

Lucro da Jerónimo Martins subiu 150 milhões de euros
Notícias ao Minuto

18:17 - 29/07/15 por Lusa

Economia Empresas

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Jerónimo Martins adianta que as vendas subiram 9,8% para 6.644 milhões de euros.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceu 6,3% no semestre para 363 milhões de euros.

No primeiro semestre, as vendas da polaca Biedronka cresceram 11,7% para 4.499 milhões de euros, suportadas pelo aumento de 2,6% das vendas 'like-for-like' (LFL) [vendas das lojas que operaram sob as mesmas condições nos dois períodos comparados] e pelo programa de expansão de lojas.

No semestre, foram inauguradas 83 lojas (68 adições líquidas).

As vendas do Pingo Doce subiram 4,3% para 1.623 milhões de euros e as do Recheio avançaram 5% para 393 milhões de euros.

"Num período marcado por alguns sinais de recuperação do canal HoReCa [Hotéis, Restauração, Café], o Recheio conseguiu, simultaneamente, reforçar a lealdade, angariar novos clientes e desenvolver os negócios Amanhecer e Caterplus (Food service)", refere a Jerónimo Martins em comunicado.

No primeiro semestre deste ano, os negócios da Ara, na Colômbia, e da Hebe, na Polónia, contribuíram com 103 milhões de euros para as vendas consolidadas, o que representa um acréscimo de 40 milhões de euros face ao período homólogo de 2014.

"Em linha com as nossas expetativas, os resultados do primeiro semestre revelam efeitos positivos da estratégia que está em execução na Biedronka. O desempenho da companhia neste período confirma a eficácia das medidas que estão a ser implementadas, a sua capacidade para reforçar a liderança no mercado e a sua relevância para os consumidores, mesmo num contexto de incerteza quanto à deflação alimentar", refere o presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, citado em comunicado.

"O Pingo Doce e o Recheio continuam a registar um desempenho que supera o dos respetivos mercados em Portugal", acrescentou.

"Na Colômbia está a ser concluído um novo centro de distribuição e, no terceiro trimestre deste ano, iremos iniciar operações na segunda região", disse Pedro Soares dos Santos.

"Com base no bom desempenho dos nossos principais negócios vamos continuar a implementar o plano traçado, confiantes que iremos atingir as metas definidas para o ano", concluiu o presidente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório