Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de um mês passado, BCE autoriza bolsa grega a reabrir

A reabertura pode acontecer já na próxima segunda-feira.

Mais de um mês passado, BCE autoriza bolsa grega a reabrir
Notícias ao Minuto

18:47 - 28/07/15 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Recuperação

Desde dia 26 de junho que a bolsa grega está fechada. Essa situação pode, no entanto, alterar-se já na próxima segunda-feira, uma vez que o Banco Central Europeu (BCE) já deu ‘luz verde’ para a reabertura da bolsa grega, autorizando o regresso às negociações nos mercados, diz a Bloomberg.

Segundo fonte da praça helénica, citada pela agência noticiosa AFP, "o Banco Central Europeu deu luz verde à reabertura do mercado bolsista na Grécia, aguardamos agora a decisão da tutela que irá especificar as condições dessa reabertura"

Quanto ao dia da abertura, a decisão cabe ao ministro grego das Finanças, que decidirá a data hoje à noite através de um decreto, que estabelece também as restrições comerciais que possam haver, juntamente com as regras básicas para a negociação.

Não sendo responsável pela regulação do mercado bolsista, o BCE trabalha como instituição responsável pelo racionamento da liquidez dos bancos europeus.

Ainda não houve comentários sobre a decisão por qualquer das partes (BCE ou ministro das Finanças), mas fonte oficial do governo grego já colocou a hipótese da reabertura acontecer dia 3 de Agosto, próxima segunda-feira.

A Bolsa de Atenas está encerrada desde dia 26 de junho, tendo fechado horas antes do anúncio do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, de convocar um referendo sobre as propostas dos credores internacionais, o que levou a uma corrida ao levantamento dos depósitos e, consequentemente, à imposição, pelo Governo grego, ao controlo de capitais e ao encerramento dos bancos a partir de dia 29 desse mês.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório