Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Europa ganha, mas mantêm-se preocupações com China e Grécia

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, mas com os investidores pendentes da China e preocupados com a Grécia e com os resultados da reunião da Reserva Federal norte-americana (Fed).

Europa ganha, mas mantêm-se preocupações com China e Grécia
Notícias ao Minuto

09:20 - 28/07/15 por Lusa

Economia Bolsas

Cerca das 8:50 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a subir 0,53%, para 3.531,65 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt estavam em alta, a avançarem 0,56%, 0,24% e 0,52%, respetivamente, bem como as de Madrid e de Milão, que estavam a subir 0,54% e 1,09%.

Depois de ter aberto em alta, a Bolsa de Lisboa invertia a tendência e, cerca das 08:50, o principal índice, o PSI20, estava a desvalorizar-se 0,24%, para 5.663,12 pontos, com os 'papéis'" do BCP a cair mais de 3%.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou na segunda-feira em baixa, com o Dow Jones a descer 0,73%, para 17.440,59 pontos, depois de ter subido a 19 de maio passado até aos 18.312,39 pontos, o atual máximo de sempre desde que foi criado.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1067 dólares, contra 1,1104 dólares no fecho de segunda-feira.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na segunda-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,1058 dólares.

Hoje, os investidores continuam pendentes da China, depois da bolsa de Xangai ter registado na segunda-feira a 'pior sessão' dos últimos oito anos, espalhando o "medo" nos mercados, que também continuam preocupados com a Grécia e com a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed).

Na Grécia, o Governo retoma hoje as negociações com os credores sobre o terceiro resgate, que se prevê que seja de até 86 mil milhões de euros e a três anos e cujas condições o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, espera melhorar.

Os credores querem concluir as negociações com Atenas antes de 18 de agosto para evitar um novo empréstimo intercalar, que seria necessário para fazer frente a pagamentos devidos pela Grécia ao BCE.

Entretanto, numa sessão, repleta de resultados empresariais, o Comité Federal de Mercado Abierto (FOMC) da Fed começa hoje a reunião de dois dias sobre política monetária nos Estados Unidos.

Os investidores estão mais nervosos pelo que possa decidir a Fed nesta reunião, já que poderia confirmar uma subida das taxas de juro nos Estados Unidos depois do Verão.

Nos Estados Unidos vão ser divulgadas as contas semestrais da DuPont, Merck, Pfizer e UPS, entre outras, enquanto na Europa serão publicadas as da Danone, Michelin, Grupo hoteleiro NH, Endesa e DIA.

O barril de petróleo Brent, para entrega em setembro, abriu hoje em baixa, a cotar-se a 53,07 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,75% do que no encerramento da sessão anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório