Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Taxa de juro em Angola volta a subir pelo segundo mês consecutivo

O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu hoje voltar a aumentar em meio ponto percentual a taxa básica de juro, para 10,25% ao ano, numa altura em que a inflação mantém a tendência de forte subida.

Taxa de juro em Angola volta a subir pelo segundo mês consecutivo
Notícias ao Minuto

21:06 - 27/07/15 por Lusa

Economia BNA

A medida consta do comunicado final da reunião mensal do Conselho de Política Monetária do BNA, realizada hoje, em Luanda, destinada a avaliar a situação económica angolana no mês de junto.

A taxa de juro em Angola esteve fixada até julho de 2014 em 8,75%, após um corte, na altura, de meio ponto percentual, e aumentou a 27 de outubro de 2014 para 9% ao ano.

Já este ano, em março, subiu mais 0,25 pontos percentuais, em junho aumentou para 9,75% ao ano e agora mais meio ponto percentual, para 10,25%, após aquele órgão ter "analisado a evolução dos fatores que determinam o comportamento do nível geral de preços", lê-se no mesmo comunicado, a que a Lusa teve acesso.

O BNA concluiu ainda que a taxa de inflação em junho, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da província de Luanda, foi de 1,25%, superior em 0,59 pontos percentuais à do período homólogo de 2014.

Já a inflação dos últimos 12 meses disparou para 9,61%, superior em 0,74 pontos percentuais comparativamente ao mês anterior, de acordo com a informação do banco central angolano. Este valor confirma também que já foi ultrapassado o intervalo de inflação previsto pelo Governo para 2015, antes fixado entre 7 e 9%, sobretudo devido às consequências da queda do preço do petróleo bruto no mercado internacional.

O Conselho de Política Monetária decidiu ainda aumentar a taxa de juro de Cedência de Liquidez de 10,5 para 11% ao ano, mantendo a taxa de Absorção de Liquidez em 0%.

Na análise à evolução mensal da política monetária e atividade económica em dezembro, o BNA identificou que a taxa LUIBOR Overnight se situou em 11,29% ao ano, enquanto nas maturidades de três e 12 meses se fixou, respetivamente, em 9,33% e 10,28%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório