Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Japão diz estar preparado para "possíveis acontecimentos" nos mercados

O governador do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, assegurou hoje que as autoridades estão a vigiar de perto a situação na Europa após o referendo grego e que estão preparadas para enfrentar respostas voláteis dos mercados.

Japão diz estar preparado para "possíveis acontecimentos" nos mercados
Notícias ao Minuto

06:30 - 06/07/15 por Lusa

Economia Grécia

"Ainda que os vínculos diretos a nível económico e financeiro entre o Japão e a Grécia sejam limitados, o Governo e o Banco do Japão estão totalmente preparados para encarar possíveis acontecimentos na Grécia", explicou Kuroda, num breve comunicado emitido após a vitória do 'Não' no referendo.

"O Banco do Japão, em estreita cooperação com as autoridades nacionais e estrangeiras pertinentes, continuará a vigiar atentamente a evolução dos mercados financeiros", concluiu.

Membros do Governo e do Banco do Japão reuniram-se esta manhã para se coordenarem perante a situação de incerteza após a vitória do 'Não' no referendo grego sobre a proposta dos credores internacionais.

Por seu lado, o ministro das Finanças japonês, Taro Aso, assegurou, noutro comunicado, que Tóquio "permaneceu em contacto com as autoridades estrangeiras no fim de semana e está consciente de que os países da zona euro esperam agora uma reação das autoridades gregas, a quem instam a reagir de maneira responsável".

O 'não' às propostas dos credores obteve 61,31% no referendo de domingo na Grécia, segundo números definitivos, hoje divulgados pelo Ministério do Interior grego.

Com a totalidade dos votos contados, o 'sim' foi a escolha de 38,69% dos gregos enquanto 5,80% dos votos foram considerados brancos ou nulos.

A abstenção foi de 37,5%, num universo de quase 10 milhões de eleitores, de acordo com os mesmos dados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório