Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Wall Street fecha semana em baixa ligeira com nervosismo sobre Grécia

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa ligeira, com os investidores a entenderem que não tinham motivos de sair da posição de expectativa em que se colocaram com o referendo na Grécia.

Wall Street fecha semana em baixa ligeira com nervosismo sobre Grécia
Notícias ao Minuto

22:27 - 02/07/15 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average cedeu 0,16% (27,80 pontos), para as 17.730,11 unidades, e o Nasdaq 0,08% (3,91), para as 5.009,21.

A sessão de hoje foi a última da semana, dado que o dia de sexta-feira (04 de julho) é feriado nacional nos EUA.

O índice alargado S&P 500 cedeu 0,03% (0,64), para os 2.076,78 pontos.

O mercado evoluiu em alta ligeira depois da abertura, após o anúncio da criação de 233 mil empregos, em junho, nos EUA, mas o otimismo desapareceu rapidamente.

Por um lado, estes números foram considerados pouco brilhantes mas, sobretudo, porque "há nervosismo devido a coisas que escapam ao controlo do mercado norte-americano, a saber a Grécia e a China", onde os mercados bolsistas desvalorizaram mais de 20% em duas semanas, disse Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.

Do lado europeu, os investidores só podem estar expectantes, com os dirigentes da União Europeia a renunciarem a qualquer iniciativa antes da realização do referendo, no domingo, através do qual os gregos devem dizer se aceitam ou rejeitam as condições colocadas pelos credores do país para desbloquearem financiamentos.

"Ninguém quer ser herói (ao apostar no resultado do referendo), em particular depois de ter visto o mercado cair fortemente na segunda-feira", adiantou Blicksilver.

Do lado dos EUA, as 223 mil criações de emprego anunciadas ficaram próximas das expectativas (235.000), mas acompanhadas de algumas deceções, como revisões em baixa dos números dos meses anteriores, estagnação do salário horário e uma enganadora descida da taxa de desemprego, uma vez que se deveu à redução da população ativa.

"Mesmo antes de um fim de semana prolongado, isto reforça a fraqueza" do quadro geral da economia norte-americana, sublinhou Kenny Landgraf, da Kenjol Capital.

Este analista estimou que estes números "lançam a dúvida sobre a possibilidade de a Reserva Federal (Fed) elevar as taxas de juro em setembro", mas este assunto não recolhia hoje o consenso entre economistas e analistas.

"Pensamos que as estatísticas deixam a Fed no caminho de um endurecimento (monetário, isto é, subida das taxas de juros) na sua reunião de setembro, mas até lá ainda vão ser divulgados dois relatórios mensais sobre o emprego", destacou Jim O'Sullivan, da High Frequency Economics.

Por outro lado, a aproximação da época de divulgação dos resultados trimestrais das empresas "impede o preço das ações de subir", considerou Blicksilver.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório