Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Wall Street torna a fechar em alta ligeira, com a prudência a imperar

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje novamente em alta ligeira, com os investidores a privilegiarem a prudência apesar de algumas esperanças sobre a Grécia e de boas estatísticas da economia norte-americana.

Wall Street torna a fechar em alta ligeira, com a prudência a imperar
Notícias ao Minuto

22:10 - 01/07/15 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average valorizou 0,79% (138,40 pontos), para terminar nas 17.757,91 unidades, e o Nasdaq 0,53% (26,26), para as 5.013,12.

O índice alargado S&P 500 ganhou 0,69% (14,31), para os 2.077,42 pontos.

"Os investidores seguiram os mercados europeus durante a manhã", que subiram hoje fortemente, salientou Peter Cardillo, da Rockwell Global Capital.

"Depois, tivermos realmente bons números", que "aumentaram a força do mercado", continuou, evocando a criação de emprego, mais forte do que o previsto no setor privado, como anunciado pela sociedade de serviços ADP, bem como as despesas na construção ou ainda o índice industrial ISM.

Apesar de tudo, "os investidores permanecem prudentes", enquanto o Departamento do Trabalho deve publicar na quinta-feira, último dia de uma semana bolsista encurtada pelo feriado nacional do 04 de julho, os números oficiais mensais sobre o emprego.

Para Charles Bilello, da Pension Partners, as subidas ligeiras hoje verificadas são uma recuperação muito ligeira depois das fortes perdas de segunda-feira, que atribuiu à rutura das negociações entre a Grécia e os seus credores e o anúncio de um referendo.

"Há sempre incertezas", sublinhou Bilello, e "um contexto que dificulta a subida das ações", quando se anuncia, como previu, uma época medíocre de divulgação de resultados empresariais e quando se constata "uma diminuição do crescimento mundial".

Para este analista do mercado bolsista, "há seis meses que as ações estão estagnadas" e visto que a resolução da questão grega "não vai ser um longo rio tranquilo, mesmo que haja um acordo de último minuto", os investidores não têm interesse em assumir riscos.

De facto, o S&P 500 a penúltima sessão do trimestre com a mais forte baixa desde 10 de abril de 2014 e a sua evolução desde o início do ano são uns medíocres 0,20%, segundo os cálculos da Standard and Poor's Dow Jones Indices.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pareceu hoje mais aberto às exigências dos credores, mas as suas propostas foram recebidas friamente pela Alemanha.

Por outro lado, Tsipras confirmou a realização do referendo no domingo às exigências dos credores, para o qual apelou ao voto 'não', enquanto os ministros das Finanças da Zona Euro excluíram qualquer discussão sobre um novo plano de ajuda sem conhecerem os resultados do referendo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório