Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

China ultrapassa EUA como maior recetor de IDE

A China foi o maior recetor de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em 2014, ultrapassando os Estados Unidos, segundo um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) divulgado hoje.

China ultrapassa EUA como maior recetor de IDE
Notícias ao Minuto

18:58 - 24/06/15 por Lusa

Economia UNCTAD

Durante o ano passado, o IDE na China somou 129 mil milhões de dólares (114,73 mil milhões de euros), um aumento de 4% em relação a 2013, e mais 37 mil milhões de dólares (32,9 mil milhões de euros) do que os Estados Unidos, que registaram uma queda de 60%, de 231 mil milhões de dólares em 2013 para 92 mil milhões de dólares em 2014, indica o relatório ´World Investment Report`.

O país asiático contraria assim a queda abrupta de 16%, para 1,23 biliões de dólares (1,09 biliões de euros), no fluxo global de investimento estrangeiro.

"A fragilidade da economia global, incerteza política e altos riscos geopolíticos explicam a diminuição de IDE", lê-se no relatório.

A descida dos fluxos de investimento estrangeiro afetou sobretudo os países desenvolvidos, que registaram uma queda de 28%, para 499 mil milhões de dólares, ao passo que as economias em vias de desenvolvimento se mantiveram como principais recetoras, com 681 mil milhões de dólares.

Uma tendência que acompanha a expansão para os níveis mais altos de sempre na atividade externa das empresas multinacionais de países em desenvolvimento, com quase 500 mil milhões de dólares investidos "sobretudo em outras economias em desenvolvimento", refere o relatório.

As empresas multinacionais da Ásia tornaram-se os maiores investidores do mundo, ultrapassando a América do Norte e a Europa.

Nos últimos 10 anos, o setor dos serviços foi o que registou maior aumento de IDE, "devido à liberalização do setor e como consequência de uma aposta a longo prazo nos serviços, em todas as economias", diz o relatório da UNCTAD.

O documento prevê um crescimento de 11% no fluxo global de IDE durante este ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório