Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Comer menos pode não ser a melhor estratégia para perder peso

Estudo revela que o corpo humano consegue ‘sabotar’ as dietas ao queimar menos calorias quando comemos menos.

Comer menos pode não ser a melhor estratégia para perder peso
Notícias ao Minuto

20:04 - 25/05/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Já fez uma dieta bastante restrita para tentar perder peso e teve dificuldade em ver grandes resultados? A culpa é do seu corpo – do corpo humano em geral, para ser mais preciso.

Comer menos para tentar emagrecer pode ser uma batalha perdida, pois o corpo ‘apercebe-se’ de que estamos a comer menos e passa a queimar menos calorias, dificultando a tarefa de perder peso.

De acordo com um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Cambridge, um grupo de neurónios – neropéptido r-agouti (AGRP) – numa região cerebral do hipotálamo contribui para o termostato calórico que regula o nosso peso, regulando a quantidade de calorias que queimamos.

Quando são ativados, este neurónios deixam-nos com fome e fazem-nos comer, mas quando não lhe damos a comida quando a pede – como acontece quando estamos a fazer regime – eles tendem a compensar reduzindo a quantidade de calorias que são queimadas.

Como cita o Indian Express, a principal autora do estudo Clemence Blouet explicou: “As nossas descobertas sugerem que o AGRP no cérebro coordenada o apetite e o gasto de energia, e podem ligar ou desligar o ‘interruptor’ para queimar ou poupar calorias dependendo do que está disponível no ambiente.”

E acrescentou: “Quando comemos menos, o nosso corpo compensa e queima menos calorias, o que torna a perda de peso mais difícil.”

Se no futuro os cientistas forem capazes de manipular estes neurónios, poderão surgir novos tratamentos para quem come de forma excessiva ou sofre de obesidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório