Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Os pés têm transpirado mais do que o suposto? Diga olá à hiperidrose

A transpiração excessiva pode afetar facilmente os pés quando as temperaturas sobem.

Os pés têm transpirado mais do que o suposto? Diga olá à hiperidrose
Notícias ao Minuto

08:20 - 24/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Condições

Mesmo de uma forma mais ou menos tímida, as temperaturas altas começam a fazer-se sentir e com elas chegam também os momentos de maior transpiração. A testa fica molhada, as costas a pingar, as mãos ficam húmidas… e os pés completamente transpirados.

A transpiração excessiva dá-se pelo nome de hiperidrose, uma condição que pode agravar com a subida das temperaturas e, claro, com o uso de determinadas roupas e calçados. A genética pode ter também algo a dizer, especialmente quando o excesso de suor ocorre em períodos de pouco ou nenhum esforço ou em ambientes amenos.

Conta o site da revista norte-americana Women’s Health que a transpiração excessiva é uma condição hereditária e tende a afetar mais os jovens adultos. Trata-se de uma condição comum nos homens, embora possa também afetar de forma significativa o sexo feminino. Segundo a dermatologista S. Manjula Jegasothy, as pessoas que sofrem desta patologia tendem a apresentar os primeiros sintomas na infância, sendo o mau odor dos pés (chulé) um dos sinais mais comuns.

No que diz respeito à transpiração excessiva nos pés, e como já mencionamos acima, as temperaturas elevadas podem agravar ou até desencadear esta condição, especialmente se a pessoa usar um sapato fechado de má qualidade ou umas meias que não libertam a humidade.

Diz a médica Jacqueline M. Sutera que o uso de meias feitas com um tecido mais respirável, como o algodão, pode ajudar e que, sempre que “possível e apropriado, deve-se optar por tecidos respiráveis e materiais naturais com aberturas”. Os sapatos de lona são, segundo a especialista, uma boa alternativa, mas o mais importante é que não se use um calçado sintético e que absorva com facilidade o calor do chão.

Quando a transpiração dos pés se torna demasiado intensa e até mesmo desconfortável, deve-se procurar a ajuda de um médico ou dermatologista, pois apenas um diagnóstico especializado poderá levar ao tratamento mais adequado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório