Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Estudo encontra ligação entre excesso de peso e má saúde oral

Uma das principais consequências do excesso de peso diz respeito à saúde oral.

Estudo encontra ligação entre excesso de peso e má saúde oral
Notícias ao Minuto

17:50 - 19/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Um recente estudo publicado na revista científica Oral Diseases sugere que o excesso de peso é um dos principais desencadeadores da má saúde oral, sendo os dentes a parte que mais sofre com os quilos a mais.

De acordo com a informação avançada pela revista Health no seu site, as pessoas que têm um índice de massa corporal (IMC) superior a 23 são as que maior probabilidade têm de sofrer com problemas dentários, sendo que o IMC superior a 25 mostrou ser o mais penoso.

Mas não só, o estudo levado a cabo pela Universidade Mahidol diz ainda que o risco de periodontite severa (inflamação das gengivas) é também bastante elevado. Na prática, as pessoas com peso a mais são 4,2 vezes mais propensas a ter problemas de gengiva, enquanto o risco por parte das pessoas obesas é 5,9 vezes maior quando comparadas com pessoas com um peso adequado.

O estudo, realizado junto de 160 adultos tailandeses, concluiu que quanto mais elevado for o IMC, maior é o risco de os marcadores inflamatórios estarem ativados, deixando o organismo em stress e em constante reação.

Embora a investigação se tenha centrado na população da Tailândia, os resultados podem servir de alerta para mais estudos noutras nações.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório