Um recente estudo publicado na revista científica Oral Diseases sugere que o excesso de peso é um dos principais desencadeadores da má saúde oral, sendo os dentes a parte que mais sofre com os quilos a mais.
De acordo com a informação avançada pela revista Health no seu site, as pessoas que têm um índice de massa corporal (IMC) superior a 23 são as que maior probabilidade têm de sofrer com problemas dentários, sendo que o IMC superior a 25 mostrou ser o mais penoso.
Mas não só, o estudo levado a cabo pela Universidade Mahidol diz ainda que o risco de periodontite severa (inflamação das gengivas) é também bastante elevado. Na prática, as pessoas com peso a mais são 4,2 vezes mais propensas a ter problemas de gengiva, enquanto o risco por parte das pessoas obesas é 5,9 vezes maior quando comparadas com pessoas com um peso adequado.
O estudo, realizado junto de 160 adultos tailandeses, concluiu que quanto mais elevado for o IMC, maior é o risco de os marcadores inflamatórios estarem ativados, deixando o organismo em stress e em constante reação.
Embora a investigação se tenha centrado na população da Tailândia, os resultados podem servir de alerta para mais estudos noutras nações.