Estudo encontra ligação entre excesso de peso e má saúde oral

Uma das principais consequências do excesso de peso diz respeito à saúde oral.

© iStock
Lifestyle Saúde

Um recente estudo publicado na revista científica Oral Diseases sugere que o excesso de peso é um dos principais desencadeadores da má saúde oral, sendo os dentes a parte que mais sofre com os quilos a mais.

PUB

De acordo com a informação avançada pela revista Health no seu site, as pessoas que têm um índice de massa corporal (IMC) superior a 23 são as que maior probabilidade têm de sofrer com problemas dentários, sendo que o IMC superior a 25 mostrou ser o mais penoso.

Mas não só, o estudo levado a cabo pela Universidade Mahidol diz ainda que o risco de periodontite severa (inflamação das gengivas) é também bastante elevado. Na prática, as pessoas com peso a mais são 4,2 vezes mais propensas a ter problemas de gengiva, enquanto o risco por parte das pessoas obesas é 5,9 vezes maior quando comparadas com pessoas com um peso adequado.

O estudo, realizado junto de 160 adultos tailandeses, concluiu que quanto mais elevado for o IMC, maior é o risco de os marcadores inflamatórios estarem ativados, deixando o organismo em stress e em constante reação.

Embora a investigação se tenha centrado na população da Tailândia, os resultados podem servir de alerta para mais estudos noutras nações.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser