Não podemos passar a vida com medo nem tão pouco a fazer de médicos de nós mesmos, mas também não podemos passar a vida a desvalorizar algo que se arrasta há alguns dias, semanas ou meses, como também não devemos ignorar os sinais claros que o nosso próprio corpo dá.
Embora uma boa parte dos sintomas seja comum a um vasto leque de patologias – como a dor de cabeça, a náusea, o cansaço, etc. - a verdade é que não devem ser avaliados de forma individual, mas sim tendo em conta outros sinais que vão surgindo ou até mesmo olhando para o histórico familiar. Somente quando se tem uma maior consciência de como o corpo está a atuar é que é possível perceber que está na hora de visitar um médico e obter um diagnóstico correto.
No caso das mulheres, prestar atenção a determinados sintomas torna-se uma questão ainda mais pertinente, especialmente quando em causa pode estar o cancro dos ovários ou o lúpus. Mas existem outros e que se referem em particular a mulheres entre os 20 e os 30 anos, como aqueles que o site Bustle compilou e que pode ver nas imagens acima (importa ainda salientar que alguns desses sintomas podem também ser avaliados pelos homens).