Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Café pode diminuir risco de cancro da próstata, diz estudo

Segundo pesquisa, para isso é necessário tomar 3 xícaras por dia

Café pode diminuir risco de cancro da próstata, diz estudo
Notícias ao Minuto

23:17 - 29/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

O café pode assumir-se como uma arma na prevenção do cancro de próstata. De acordo com um estudo italiano, três chávenas desta bebida por dia pode reduzir em mais de 50% o risco deste tumor.

Esta foi a principal conclusão de uma pesquisa realizada por especialistas do Instituto Neurologico Mediterraneo de Pozzilli (Irccs Neuromed) em colaboração com o Instituto Superior de Saúde e com o Istituto Dermopatico dell'Immacolata de Roma (IDI), conduzida por George Pounis, do Neuromed, e publicada na revista International Journal of Cancer.

De acordo com a ANSA, os investigadores italianos estudaram o consumo de café de cerca de sete mil homens residentes da região do Molise e que participam do projeto epidemiológico Moli-sani.

"Analisando os hábitos relativos ao consumo de café e os casos de cancro da próstata apontados na amostra, foi possível evidenciar uma diminuição do risco, de 53%, nas [pessoas] que bebiam mais de três chávenas por dia", disse Pounis.

Já na segunda parte do estudo, diz a agência italiana, os cientistas testaram as ações dos extratos de café com ou sem cafeína nas células dos tumores em proveta. O primeiro mostrou a capacidade de reduzir significantemente o crescimento das células cancerígenas e a capacidade de se formar uma metástase. Contudo, o efeito do café em grande parte desaparece com o descafeinado, sinal de que o efeito benéfico observado é muito provavelmente devido à cafeína em si, mais do que a outras substâncias contidas na bebida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório