Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Como o esfoliante atua na pele e os benefícios que traz

Produto retira impurezas e células mortas, ajudando hidratante a ter mais efetividade

Como o esfoliante atua na pele e os benefícios que traz
Notícias ao Minuto

18:18 - 19/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Normalmente lembrado como o segundo passo da rotina de limpeza diária (mesmo que muitos dos produtos só possam ser usados duas vezes por semana), a esfoliação é o ato de remoção do estrato córneo. "Com isso, são tiradas células mortas e detritos que são restos de epitélio, sebo e resíduos que muitas vezes ficam à superfície cutânea", explica a dermatologista Dra Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O que acontece

"O esfoliante vai fazer uma renovação do estrato córneo, retirar as impurezas que às vezes estão mais arraigadas como se fossem depósitos de gordura, mais restos epidérmicos da pele no folículo do poro", destaca a Dra Claudia Marçal.

O resultado

"O ato de esfoliar vai deixar a pele mais fina, mais macia, mais recetiva para uma hidratação. Os esfoliantes ajudam a retirar células mortas e facilitam a penetração dos ativos presentes nos cremes".

Qual a periodicidade?

"Tudo vai depender do tipo de pele. Uma pele mais oleosa necessita de ser esfoliada duas vezes por semana, sempre com ativos naturais. Na pele normal, o processo deve ser feito uma vez por semana no máximo para fazer a remoção das células mortas. Já a pele seca não necessita de esfoliação. Quanto à esfoliação corporal, deve ser feita até duas vezes por semana por quem tem a pele mais oleosa, ou se pratica mais desporto como natação, ou gosta de ir a praia. Em relação à pele normal, uma vez por semana é o indicado. A pele seca não tem contraindicação à esfoliação corporal. O que muitas vezes peço, e que ajuda até a fazer com que deixemos a barreira cutânea permeável à hidratação, é misturar o esfoliante com óleos naturais, como o óleo de amêndoas, o óleo de semente de uva, o óleo de framboesa... todos eles acabam por ser uma maneira muito interessante de esfoliar e lubrificar, melhorar a maciez".

Ativos e como usar

"Utilizar esfoliante, de preferência com ativos naturais para promover a renovação epitelial e desincrustação de rolhas de queratina, proteína morta, e sebo presentes no orifício dos poros. Aplicar na pele molhada, após lavar com o sabonete, massajar com movimentos circulares e deixar ficar por dois a três minutos e enxaguar", recomenda a dermatologista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório