Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Durante o inverno, evite produtos de beleza com estes ingredientes

Antes de escolher a sua próxima barra de sabão ou o novo perfume, leia este artigo.

Durante o inverno, evite produtos de beleza com estes ingredientes
Notícias ao Minuto

07:05 - 22/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Beleza

Tipicamente, o inverno traz o frio e consigo a falta de hidratação da pele, o que resulta numa pele do rosto e corpo seca e até gretada e a escamar.

E pior, a sua rotina de beleza (incluindo a limpeza e o cuidado da pele) podem estar a agravar a situação. O site Pop Sugar diz que a culpa pode ser dos produtos e ingredientes que utiliza e destaca cinco itens que deve evitar especialmente no inverno, quando a pele está mais sensível e precisa de mais hidratação:

Lubrificantes à base de petróleo (como o petrolatum) criam uma barreira na pele que a protege do ar, da água e de qualquer coisa que queira entrar ou sair mas, segundo destaca o especialista Daniel Foitl, como obstruem os poros impedem que a humidade ambiental entre na pele e bloqueiam óleos e sujidades que depois podem dar origem a borbulhas e pontos negros.

Sabonetes tradicionais que contenham detergentes e gordura são extremamente agressivos para a pele, pois o seu pH elevado entra em confronto com o baixo pH da pele, dificultando o seu normal funcionamento. A especialista Sherry Ingraham recomenda que se evitem produtos de limpeza da pele à base de sabão sempre que possível, especialmente durante os meses secos de inverno. Opte por produtos de limpeza com pH neutro a ligeiramente ácido.

A utilização excessiva de adstringentes, especialmente os que contêm álcool, tira os óleos naturais da pele, adverte o Dr. Foitl. O que significa que a pele fica desprotegido e vulnerável a dermatite de contacto, pele seca, e até mesmo infeções. "Como alternativa, experimente um toner sem álcool para equilibrar o pH da pele e melhorar as barreiras cutâneas", diz ele.

Fragrâncias pesadas também são de evitar no inverno pois a pele está mais seca e sensível aos ingredientes. As fragrâncias e os perfumes podem ser particularmente irritantes. Sempre que possível opte por produtos sem cheiro ou com o mínimo de perfume possível.

Não caia no erro de incluir um creme com cortisona na sua rotina se este não foi recomendado por um médico. "Muitas erupções cutâneas ou alergias podem ser curadas com cremes de cortisona se forem usados por curto período de tempo (menos de duas semanas) mas, com uso prolongado a pele vicia-se e pode levar muitas semanas ou meses de ‘desmame’ até voltar ao normal ", explica o Dr. Foitl.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório