Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

É por isto que o outono faz bem à saúde

Além das castanhas, do chocolate quente e das primeiras saídas de casa com um gorro na cabeça, o outono traz vários benefícios para a saúde.

É por isto que o outono faz bem à saúde
Notícias ao Minuto

11:30 - 19/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estação

Não faltam motivos para se adorar o outono. Por muito fã que se seja do verão, é no outono que chega a calma, os serões caseiros e as comidas aconchegantes. É também no outono que chegam as castanhas e os diospiros, as folhas no chão, as sopas ao jantar e as tardes passadas no sofá com a chuva como som de fundo.

Há, de facto, uma certa obsessão com esta estação do ano e é fácil perceber porquê: traz benefícios para a saúde.

Sabia que a memória fica melhor durante o outono? Esta é a conclusão de um estudo belga que prova que o nosso cérebro trabalha de forma diferente consoante a estação do ano, verificando-se uma melhor eficácia no outono, tanto a nível de atenção como de pensamento.

É também no outono que as pessoas dormem melhor, diz o site Bustle, que salienta que o melhor mês para por o sono em dia é outubro, tendo a ciência concluído que se dorme mais 2,7 horas nesse mês do que nos restantes do ano. Em causa, está o facto dos nossos olhos serem menos expostos aos raios ultravioleta durante o dia, o que ajuda a equilibrar melhor as hormonas e o relógio interno.

Os níveis de ansiedade tendem a diminuir no outono, não só pelo lado relaxante da estação, mas também por ser um momento que marca o final do processo de regresso à rotina. É a partir de outubro que a agenda já está mais organizada, que os planos estão traçados e que a rotina está já mais calma.

No caso das mulheres, destaca a publicação, o uso de roupas corretas faz com que o outono seja ainda a estação em que ocorrem menos infeções vaginais, uma vez que o suor é menor e já não se usam roupas molhadas, como acontece no verão em dias de praia ou piscina.

A ciência também já conseguiu provar que é no outono que o apetite sexual é maior, muito graças ao aumento dos níveis de testosterona que acontecem nesta altura do ano. O aumento da libido é notório tanto nos homens como nas mulheres,

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório