Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Podem os pesadelos causar ataques de coração?

Os sonhos perturbadores não têm apenas efeitos a nível mental, podem também afetar o estado físico.

Podem os pesadelos causar ataques de coração?
Notícias ao Minuto

15:03 - 24/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Os pesadelos podem causar ataques de coração. Embora esta situação seja rara e os casos não muito concretos, está provado que os sonhos perturbadores têm um impacto no órgão e que podem levar a que as pessoas sofram alguns ataques.

Comuns durante a fase do sono REM, os pesadelos podem ainda ocorrer (e intensificar-se) nas primeiras horas da manhã, como explica uma publicação feita no New York Times.

E é também nas primeiras horas da manhã que os ataques cardíacos são mais frequentes, podendo uma condição levar à outra, numa espécie de ciclo vicioso em que não se sabe, porém, qual a causa e qual a consequência.

Mary Ann MacLaughlin, médica em Nova Iorque, diz que é “raro” uma pessoa saudável ter um ataque de coração devido a um pesadelo, mas se em causa estiver uma pessoa com uma condição cardíaca mais fraca, esta situação pode ser mais recorrente, uma vez que as doenças cardíacas estão bastante associadas à apneia do sono, que não só perturba o descanso como impulsiona os pesadelos.

A ansiedade, a depressão e os problemas com o álcool também podem estar na origem dos pesadelos e consequentes ataques de coração, como acrescenta o especialista do sono Neomi Shah.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório