Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Redes sociais: O que a fotografia de perfil diz sobre si

Acha que a fotografia de perfil que tem nas redes sociais é uma mera imagem? Engana-se. A fotografia escolhida pode dizer muito mais sobre si do que pensa.

Redes sociais: O que a fotografia de perfil diz sobre si
Notícias ao Minuto

13:00 - 24/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Comportamento

A imagem escolhida para o perfil das redes sociais diz muito mais sobre a personalidade e uma pessoa do que podemos pensar.

Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por cinco investigadores que recorreram a um software de avaliação de personalidade para decifrar o que revelam 66 mil fotografias de perfil de utilizadores do Twitter e 3.200 fotografias de perfil de utilizadores do Facebook, conta o Mirror.

Assim que o programa passou ‘a pente fino’ as imagens, os cientistas conseguiram decifrar cinco grandes traços de personalidade: instabilidade emocional, afabilidade, conscienciosidade, extroversão e abertura à experiência.

Eis o que cada um destes traços de personalidade revelam:

Instabilidade emocional (descrito em inglês como ‘neuroticism’) - Imagens de perfil sem cor (sem vários tons ou simplesmente a preto e branco) e em que as pessoas tendem a disfarçar o olhar, ora não não olhando diretamente para a objetiva, ora usando óculos escuros. Quem tem imagens de perfil assim tende a ter dificuldades em controlar as emoções, especialmente as mais negativas.

Afabilidade – Imagens de perfil coloridas, mas não totalmente nítidas, em que a pessoa (sozinha ou acompanhada, como acontece na maioria das vezes) surge a sorrir e a posar para a fotografia. Estas pessoas tendem a ter um grupo de amigos e a mostrá-lo com frequência nas redes sociais.

Conscienciosidade – Imagens que ‘transpiram’ energia positiva, embora os protagonistas apareçam, quase sempre, numa postura em que parecem mais velhos e sérios do que realmente são. Estas imagens mostram uma auto-disciplina e comportamento planeado por parte do utilizador.

Extroversão – Imagens de perfil coloridas, cheias de energia, mas sem qualquer qualidade. As pessoas extrovertidas não tendem a olhar para a beleza da fotografia em si (saturação, cor, nitidez, contraste, etc) e aparecem quase sempre sem óculos, a fazer poses divertidas e rodeados de pessoas que lhes são queridas. O sorriso nunca falta.

Abertura à experiência – Imagens de perfil com objetos ou itens, por vezes envolvidos em algum mistério ou incerteza. As pessoas com este tipo de perfil são as que têm imagens com mais qualidade, mesmo que não possuam tantas cores. Quando são os protagonistas, tendem a usar óculos de leitura e expressam um ar zangado.

O relatório final da investigação será publicado online em breve, sendo esta ainda a primeira versão das conclusões finais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório