Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Este vídeo ensina-o a despertar sem café

Seja por necessidade ou hábito, o café é presença assídua na rotina matinal de grande parte da população. Mas existem outras formas de ‘abrir a pestana’.

Notícias ao Minuto

08:00 - 06/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

But first coffee. Esta é uma das frases mais vezes associadas às publicações feitas durante a manhã nas redes sociais.

Seja por necessidade ou hábito, o café é presença assídua na rotina matinal de grande parte da população. Mas existem outras formas de ‘abrir a pestana’. E prova disso é o mais recente vídeo do canal do YouTube AsapScience.

Recorrendo a evidências científicas, o vídeo mostra de uma forma animada quais as outras formas de conseguir despertar sem que se recorra à cafeína. Uma delas é com a luz.

Nada como ter alguma luz natural a entrar no quarto logo pela manhã para que a mente e o corpo desperte, já que a claridade reduz significativamente a produção de melatonina, a hormona que causa sono e que cresce perante a escuridão.

A água fria é outra dica. Embora não seja a melhor opção para os dias de inverno – ou simplesmente para as pessoas mais friorentas – terminar um duche com água fria é uma das formas cientificamente provadas de acordar, melhorar o humor e acelerar o metabolismo.

Não necessariamente fria, a água deve também fazer parte da rotina matinal de quem quer despertar sem café. Repor os níveis de hidratação após uma noite de sono ajuda a que o corpo e a mente acordem naturalmente.

Um bom pequeno-almoço é outra forma de ‘abrir a pestana’ facilmente, diz o vídeo, explicando que a ciência já comprovou que as pessoas que fazem uma refeição pela manhã são as que têm um melhor estado de alerta. A fibra e os hidratos de carbono complexos são a melhor opção, uma vez que mantêm o nível de alerta mais duradouro, ao contrário do açúcar.

E se ao pequeno-almoço ou à merenda da manhã for adicionado um sumo de laranja, melhor. Os flavonóides presentes na laranja ajudam a evitar o declínio cognitivo.

Praticar exercício físico de forma regular é outra forma de não precisar de café para ficar acordado. As pessoas com um estilo de vida ativo são mais dinâmicas e produtivas, uma vez que existe um maior fluxo de oxigénio no cérebro.

Por fim, e não menos importante, está o hábito de ouvir música. De acordo com o vídeo, além de conseguir reduzir a pressão sanguínea, a música melhora o humor e deixa as pessoas mais despertas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório