Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Gene da gula: Eis porque os labradores tendem a ser obesos

Universidade de Cambridge encontrou uma variante genética que está associada ao apetite interminável nos labradores.

Gene da gula: Eis porque os labradores tendem a ser obesos
Notícias ao Minuto

15:31 - 05/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Pets

Os labradores têm tendência para sofrer de obesidade e agora sabe-se porquê. Diz um estudo da Universidade de Cambridge que esta raça de cão sofre do ‘gene da gula’, mais concretamente de uma variante genética que está dirtamente associada ao seu apetite interminável.

Publicado no Cell Metabolism, o estudo indica que dois em cada três cães de raça labrador são obesos e que tal acontece independentemente da dieta controlada e da atividade física. Em causa, explicam os investigadores, pode estar a facilidade com que estes cães são obedientes.

Depois de analisarem, numa primeira fase, 15 labradores obesos e 18 labradores com o peso adequado, os investigadores notaram que os labradores com peso a mais têm uma variante genética chamada POMC e que está fortemente associada ao aumento de peso. Numa segunda fase da investigação, os cientistas analisaram 310 cães que foram pesados e examinados por veterinários.

O interesse dos cães por comida e o comportamento destes foi também analisado e assim que cruzaram os dados os investigadores conseguiram detetar a mesma variante genética entre os cães com peso a mais. E cada variante pode significar 1,9 quilos a mais.

Diz ainda o estudo que pelo menos 23% dos labradores têm, pelo menos, uma cópia desta variante genética o que faz com que, à partida, sejam sempre mais pesados 1,9 quilos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório